sábado, 1 de setembro de 2012

Disney Jumbo e suas capas apáticas!!!

No dia 30 de dezembro do ano passado (2011), chegou às bancas o Disney Jumbo, uma edição com mais de 500 páginas de quadrinhos como a própria capa alardeava.
O primeiro número vinha com várias histórias memoráveis, confira no Inducks.
O que mais me impressionou nessa edição foi a capa feia com um Pato Donald sem graça apresentando a edição número #1. Uma revista dessas vai ficar anos e anos nas mãos dos colecionadores. Bem que o pessoal da Editora Abril poderia ter caprichado mais nessas capas.
Eu até entendo a "jogada" da Abril, capas infantilóides, pra pegar a garotada, que vão olhar na banca e vão dizer pros seus pais, "Paiêêêê, compra essa grossona do Pato Donald pra mim!!!"
Mas a galera que realmente consome essas revistas, até por serem mais caras, é o público mais adulto, ou que tem autonomia sobre o seu dinheiro. Os Pais, no máximo vão dar uma das edições fininhas com preço mais em conta!
Eu não estou criticando a Editora Abril, por ter lançado o Disney Jumbo, estou comentando nessa postagem sobre a pobreza das capas. Capas sem emoção, sem vida, sem sentimento, totalmente apáticas.
Essa do Pateta consegue ser ainda mais feia que a anterior do Pato Donald. O conteúdo dessa número #2 está bem legal, tem "O Mistério do Vespa Vermelha" do Paul Murry que eu acho muito show! Tem também "O Mistério do Pântano" do Carl Barks que é sensacional. Veja mais detalhes dessa edição no Inducks. A capa dessa edição é de doer!!!
No dia 14 de setembro, chega nas bancas da região Sudeste e Sul, o Disney Jumbo #3.
A capa continua feia, na minha opinião, infantil demais para um almanacão desses. O Mickey de conjunto de cama pra quarto de meninos, "manja" aqueles travesseiros com o Mickey dando aquela risadinha tola com aquele shortinho ridículo que já deveria ter sido aposentado, (ou melhor foi, por alguns grande artistas, mas voltou de novo pelas mãos de algum marketeiro da Disney pra vender produtos licenciados), anos luz do esperto detetive do Murry. "Poramordedeus" Editora Abril, repensem essas capas do Disney Jumbo pra ontem. 
O conteúdo do Disney Jumbo #3 não está ruim, lá você vai encontrar a Saga completa de Os Mágicos de Mickey que saiu no Brasil em capítulos na ótima e extinta Aventuras Disney (foram lançadas apenas #48 edições e naufragou nas vendas, segundo a própria editora).
Eu compro essas edições do Disney Jumbo, por ser colecionador de quadrinhos Disney e pelo conteúdo, mas nunca, jamais, por essas capas sem graça. Na minha opinião são capas que levam o leitor a pensar num lixo de conteúdo o que não é verdade, as histórias contidas nessas três edições me agradam. 
Por exemplo poderíamos ter uma capa similar a essa holandesa, ousada, um Donald no espaço de cabeça pra baixo, algo fora do padrão convencional.
Um  comentário do Leo Haad, do ótimo blog Submundo HQ, nesse post, me levou a acrescentar essa capa do Mega Disney (confira detalhes no Inducks), na galeria das capas apáticas e sem graça! Mickey surpreso... surpreso, quem não ficou fui eu, realmente não fiquei, ao ver mais um lançamento da Abril com uma capa tão sem noção. E o pior é que o tempo vai passar, e terei que olhar para essa edição muitas vezes nos próximos anos. Editora Abril, piedade, poupe-me nas próximas edições de ter que passar por isso. Preciso urgentemente de colírio. 
Mudando de assunto já tivemos por aqui alguns especiais muito legais, será que ainda teremos essas opções #1 e #2 aqui no Brasil? A opção #3 foi publicada recentemente e o especial Horror está chegando nas bancas.
Abração amigo leitor disneyano até uma próxima oportunidade!

Fonte: Inducks, edições do autor e página do Facebook (Donald Duck Weekblad)

12 comentários:

Anônimo disse...

Prepare-se para a chuva de comentários meus....


"Eu até entendo a "jogada" da Abril, capas infantilóides, pra pegar a garotada, que vão olhar na banca e vão dizer pros seus pais, "Paiêêêê, compra essa grossona do Pato Donald pra mim!!!"
Mas a galera que realmente consome essas revistas, até por serem mais caras, é o público mais adulto, ou que tem autonomia sobre o seu dinheiro. Os Pais, no máximo vão dar uma das edições fininhas com preço mais em conta!"


Você disse tudo a esse respeito. Eu gosto da editora Abril, acho que o profissional responsável vem mostrando sua competência até muito mais do que deveria, mas acredito ser o momento de um certo conselho lá dentro optar por colocar mais pessoas para trabalharem em prol desse tipo de produto, pois vemos a necessidade de um trabalho em equipe para ficar ainda melhor. E, se já está acontecendo isso, então que me desculpe, pois não é o que está parecendo. Não estou aqui querendo engrandecer e nem desmerecer este ou aquele profissional, apenas reconheço que esse profissional trabalha e que é preciso mais gente para ajudá-lo, ponto final.

Sobre o fato do planejamento de vendas (público alvo) de Disney JUMBO, acho que você está completo de razão. Até porque eu já perguntei umas três vezes em bancas diferentes daqui qual é o público que compra Disney e a resposta é a mesma: adulto. Jovem compra TM ou mangá, segundo ouço.

A empresa não está sabendo focar seu produto a quem ele é destinado. E, ainda que fossem realmente as criancinhas o principal consumidor, não temos mais crianças como antigamente... hoje em dias elas estão mais espertas, altivas e inteligentes, é inadmissível esse tipo de padrão.

Quando saiu a número 1, eu até gostei da capa. A número 2 eu também gostei pelo fato do Pateta em si (mas não gostei dos cortes na cara dele). Agora, com essa terceira, já está nítido que estamos entrando em uma espécie de padrão, o que é é algo infeliz e não necessário. O que impede que uma capa tenha uma característica completamente diferente da outra??? Acho que isso só enriqueceria ainda mais a coleção desse título.

Mas parece que alguém lá de dentro deve sofrer daquele distúrbio do TOQUE, só pode ser...

Anônimo disse...

"Essa do Pateta consegue ser ainda mais feia que a anterior do Pato Donald. O conteúdo dessa número #2 está bem legal, tem "O Mistério do Vespa Vermelha" do Paul Murry que eu acho muito show! Tem também "O Mistério do Pântano" do Carl Barks que é sensacional. Veja mais detalhes dessa edição no Inducks. A capa dessa edição é de doer!!!"


Eu considero essa edição tão boa quanto a primeira. fiz várias postagens falando de algumas de suas histórias neste último mês que passou justamente porque a tenho e gosto de divulgar o que eu acho que é bom. Para mim, Disney JUMBO (essas duas edições) são fantásticas!

Anônimo disse...

"No dia 14 de setembro, chega nas bancas da região Sudeste e Sul, o Disney Jumbo #3.
A capa continua feia, na minha opinião, infantil de mais para um almanacão desses."


Como já disse: não acho feio a capa em si. Mas não gostaria que isso fosse um padrão. Seria bem melhor capas mais elaboradas, carismáticas também. Essa capa, de novo, é lamentável! Faz eu me sentir um retardado...dááááhhh...ahhh...ãããnn

Anônimo disse...

"O conteúdo do Disney Jumbo #3 não está ruim, lá você vai encontrar a Saga completa de Os Mágicos de Mickey que saiu no Brasil em capítulos na ótima e extinta Aventuras Disney (foram lançadas apenas #48 edições e naufragou nas vendas, segundo a própria editora)."



Exato. Disse tudo. Eu aguardo essa série há certo tempo, desde que conheci a comunidade relacionada no ORKUT, em 2007. Porém, alguns fãs mais fervorosos poderiam muito bem mostram um pouco de indignação porque foi falado há mais de um ano que essa série viria em forma de uma edição especial. Foi pensado de tudo: acabamento luxuoso ou não, como A HISTORIA DE PATOPOLIS, DISNEY HORROR, DINASTIA PATO... de repente, após esses tempo, resolvem só colocar junto com um monte de outras HQs em Disney JUMBO??? Realmente, eu não sei como que alguns leitores tão ferrenhos e que gostam de dar tanto pitaco à toa nas publicações da editora ainda não se manifestaram a esse respeito. É de fazer pensar no que esses tipo de leitor quer de verdade, afinal. Pois já houve tanto estardalhaço por coisas menores e agora, quando realmente deveria por a boca, devidamente, não o faz. Depois, esse tipo de leitor ainda quer que os demais deem-lhe créditos. Ora, ora....

Anônimo disse...

Bem... é isso aí! Eu quero ver se ainda este mês eu consigo abordar sobre algumas histórias do Disney JUMBO 01 (já que falei do 02).

Eu poderia ter lhe enviado os comentários por e-mail, como vim fazendo, mas achei que você iria ficar contente de ve-los aqui, pois nós, como blogueiros, gostamos de ver registrados os comentários no blog. É pura vaidade mesmo, mas fazer o que? Todos precisamos de um pouco de vaidade de vez em quando. Dentro do tolerável, a vaidade faz bem. Pense nisso.

Abraços. Fabiano Caldeira.

LEO disse...

Concordo com as críticas apontadas nesta matéria....

e particularmente achei as 3 capas de Jumbo horríveis (infantilizadas demais pro meu gosto - parecem aquelas capinhas de DVD pra crianças de até 5 anos)!!!

incluo nesse mesmo balaio tbm a péssima capa do MEGA 1 tbm...

o conteúdo de todas essas revistas pode até ser bom (não nego q me interessei por todas elas, mesmo não tendo comprado nenhuma no final das contas): as as capas afastam mesmo alguns colecionadores em potencial!!!

confesso q a 1º razão q me fez desistir do Jumbo 1 foi a troca de capa... inicialmente o PG anunciou uma belíssima capa com dezenas de personagens, aí vetaram aquela e usaram essa tosca só do donald... isso foi um banho de água fria q já me fez considerar tbm OUTROS motivos pra não efetuar a compra (e de fato: acabei desistindo por N razões - a começar pela capa)!!!

enfim... as capas do BIG tbm costumam seguir essa linha apática de vez em qdo (a da ed. 16 deste mês tá assim tbm: só uma imagem boba do pateta e pronto: a Abril achou q tava com uma bela capa em mãos... pfff)!!!

Abs!!

Anônimo disse...

Se fossem apenas infantilizadas... Mas são mesmo é estúpidas, insossas. Sem a menor graça nem mesmo para a criança mais cabeça de vento.

O Mega seguiu a mesma linha, com o Mickey "assustado" pelo número de páginas.

O problema é que a grande maioria dos leitores das publicações Disney não reclamam. Sempre acha que está tudo bom demais e até ataca quando alguém critica a Abril.

Acho difícil melhoras na Abril. Nada sinaliza para isso. Uma pena.

Ludy disse...

Salve Fabiano!!!,
Gostei muito de sua abordagem em relação ao post. Acho que sua sinceridade ajuda muito a ver melhor meu ponto de vista, percebi que temos uma visão parecida dessa questão relacionada aos quadrinhos Disney.

Eu concordo realmente com você quando se trata de um padrão de capas, eu acredito que quem faz esse trabalho na Abril está com uma visão equivocada, porque se analisarmos por exemplo a ótima Topolino, não há um padrão definido, eles tem capas ótimas, medianas e ruins, mas não seguem um padrão infantiloide, eles tem capas sensacionais, claro que às vezes erram a mão e tem umas drogas horrorosas. Quanto a saga dos Mágicos de Mickey, realmente quando poderiam fazer algo diferenciado eles (Abril) acaba optando pela mesmice e facilidade e até medo de não vender em bancas um certo lançamento e por muitas vezes não ousarem ou pouquinho eles deixam de fazer história e se tornam insossos e medrosos editorialmente falando.

Fabiano fiquei feliz em ter seu comentário aqui, e realmente um blog precisa ter comentários. Através desses comentários, vamos afinando cada vez mais os próximos posts e criando mais entusiamo para futuras postagens. Por isso vou repensar minha postura de não mais comentar, já revi isso e já fiz um comentário no blog do Leo o Submundo HQ, numa postagem sobre o Zé Carioca. Vou postar comentários quando o assunto for sobre quadrinhos Disney.

Abração Fabiano e obrigado pelo extenso comentário, sei que deve ter te tomado um tempo precioso.
Até a próxima!

Ludy disse...

Grande Leo!
Baseado no teu comentário eu enriqueci a postagem com a capa do Mega Disney, que realmente é algo muito sem graça, já por ser o Mickey (nada contra o camundongo)sempre ele, tantos personagens geniais pra explorar mas sempre vem o Mickey com aquele shortinho que eu odeio, inclusive não uso mais o meu rsrsrsrsrs!!!

Eu sou muito visual, a capa me agradando já é meio caminho andado pra minha decisão em comprar o produto, assim é com os livros e da mesma forma com os gibis, é por isso que eu gosto tanto das edições importadas, elas visualmente são lindas, bem acabadas, cores caprichadas e desenhos idem. A Abril não tem esse cuidado, e o que tenho notado também que nas revistas de linha o corte da capa está vindo errado, às vezes dá um cm de diferença da capa para os cadernos internos da revistam ou seja temos uma revista com a capa curta como se tivesse encolhido por uma passe de Mandrake. Observa isso Leo, tem edições que as capas vem mais estreita que a revista em si, e isso não acontece com a edição nova do Recruta Zero, nem com a do Popeye e nem tão pouco com as edições do Bolinha e Luluzinha.

Te confesso que só compro algumas edições por ser colecionador e desejar ter todas as edições que chegam às bancas, mas tem muitas que eu passaria, não seriam "cofre" como você diz.

Espero que a editora caia em si e repense alumas coisas. Sei que tudo está melhor do que já esteve, estamos vivendo o boom! dos quadrinhos Disney, mas melhorar é sempre bom. Só elogios levam ao comodismo,e o comodismo aliado a soberba (de achar que não precisa mexer em nada) ao fracasso.

Um grande abração Leo obrigado pelo comentário.

Ludy disse...

"O problema é que a grande maioria dos leitores das publicações Disney não reclamam. Sempre acha que está tudo bom demais e até ataca quando alguém critica a Abril.

Acho difícil melhoras na Abril. Nada sinaliza para isso. Uma pena."

Uma pena mesmo Kleiton...realmente quem reclama é criticado e defenestrado como um pária reclamão para quem tudo está sempre ruim. E na verdade quem reclama quer somente o melhor, afinal, não pedimos nada, somos consumidores e como tais temos direito a exigir o melhor da contrapartida da nossa grana que vai.

A Abril tem o monopólio das HQs Disney e por isso nos oferecem isso, eu como leitor e colecionador vou sempre elogiar o que estiver bom mas também vou levantar a minha voz ao que estiver em desacordo com meu custo benefício.

Abração KLeiton e volte sempre.

Anônimo disse...

"Abração Fabiano e obrigado pelo extenso comentário, sei que deve ter te tomado um tempo precioso.
Até a próxima!"



rsrsrs.... Desculpe se te ofendi... rsrsrs... a Internet não tem tom de voz, jeito de se colocar as palavras...rsrsrs....

Eu respeito sua posição sobre os comentários, mas, como tudo acaba sendo uma via de mão dupla, acaba sendo inevitável notar que quem não comenta também não tem o seu comentado. rsrsrs....

Por mim, você pode manter sua posição, eu respeito, porém, eu me reservo no direito de achar engraçado, no melhor sentido mesmo, pois a gente entra no nosso blog e não vê aquele comentário daquela pessoa legal, e ficamos com o maior carão...rsrsrs... neste caso, eu falo de mim, não sei como é isso contigo.

Acho que você faz bem em se preservar. Eu mesmo deixei de postar em fóruns e alguns lugares por aí que já me fizeram esquentar a cabeça. Mas eu não sou tão "oito-oitenta". Aonde eu me sinto bem, eu posto. É a simples questão da ação e reação....rsrsrs....

Deixa pra lá, o importante é você saber que eu não falei por mal. rsrsrs....

Tenha uma ótima semana e só comente coisas quando realmente estiver a fim. rsrsrsrs....

Desculpe achar engraçado, mas é que normal a gente se ver nesse tipo de situação. As chapuletadas já foram tantas na Internet que a gente tem vergonha de ter vaidade pelo que fazemos de bom. No seu caso, você tem um blog maravilhoso. Valorize o que você tem de bom.

Fabiano Caldeira.

Ludy disse...

Tá tudo tranquilão Fabiano e você não me ofendeu de forma alguma, eu só citei o "precioso tempo", porque realmente a gente tem tanta coisa pra fazer que às vezes fica complicado pra deixar comentários em blogs e tal.

Mas eu quero voltar a deixar comentários nos blogs dos mais chegados, mas só vou postar comentários em assuntos relacionados a quadrinhos Disney, porque outros tipos de quadrinhos não me interessam, não curto heróis e nem Turma da Mônica, embora respeite muito que gosta. Mas quando o assunto for Disney eu deixarei o meu humilde comentário. Abração e você é sempre bem vindo aqui no Universo Disney!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails