terça-feira, 25 de janeiro de 2011

"Ponto de Vista: Almanaque do Pluto nº 1"

Almanaque do Pluto #1 (2ª Série - 17 de dezembro de 2010)
 O Almanaque do Pluto nº 1 está aqui no Blog Universo Disney, não poderíamos deixar de prestar nossa singela homenagem ao fiel companheiro de Mickey. É claro que a contribuição de Pluto ao universo Disney extrapola os quadrinhos, suas participações nas animações sempre foram destaques com sequências sensacionais que alegraram (e continuam alegrando) muitas crianças na telona do cinema, na telinha da TV, nos antigos VHS, nos DVD's e demais mídias. O gibi está bem bacana com suas 9 histórias:
 "Pluto, O Cão Policial"
 "Amor Canino"
 "Tudo Por Um Osso"
 "Faça Um Cachorro Feliz"
 "Herói do Brejo"
 "Osso Duro de Roer"
"Pluto na Holanda"
 "A Noite do Cão Herói"
  "Pluto, Ontem e Hoje"
Dessas histórias temos um grupinho de quatro delas com roteiro de Don Crhistensen e desenhos de Paul Murry (Amor Canino, Tudo Por Um Osso, Herói do Brejo e Osso Duro de Roer), que são ótimas e o gibi já vale por elas. 
Almanaque do Pluto #1 (1ª Série - outubro de 1989)
Mas, a grata surpresa dessa edição é a história "Pluto, Ontem e Hoje" de 32 páginas que havia sido publicada uma única vez no Brasil, no Aventuras Disney nº16. Com bom roteiro de Carol McGreal e Pat McGreal e desenhos de Cèsar Ferioli Pelaez, essa história mostra como Mickey e Pluto se conheceram, e ver esse encontro foi emocionante. 
Almanaque do Pluto #2 (1ª Série - Setembro de 1990)
Outra história bastante interessante é "A Noite do Cão Herói" pois tem fantasia e coloca a personagem em outra dimensão, em contato com algo menos denso que a dura realidade de morar numa casinha no quintal de alguém.
Falar das constelações da Cão Maior com sua linda estrela Sirio e de Órion (o Caçador) e seu cinturão de estrelas, também foi espetacular. São constelações facilmente observáveis e muito ligadas à mitologia do hemisfério norte. Muito legal passar um pouco de informação científica, no caso astronomia, nas histórias em quadrinhos Disney. E ver o Pluto quase como um super-herói foi engraçado.
O Pluto está legal em seu almanaque, nem falamos ainda da boa história de abertura "Pluto, O Cão Policial" numa trama com Mickey e Pateta. A história "Pluto na Holanda" não me empolgou tanto assim, nem a "Faça Um Cahorro Feliz". Um ponto alto do almanaque é que ele traz histórias de várias épocas - anos 40, 50, 60, 80 e uma de 2005. Vamos aguardando a próxima edição de Almanaque do Pluto, e esse nº 1 leva a nota 7,0. Abraços.

Fonte: Paulo Gibi (Gibi Almanaque do Pluto nº 01, e consultas no INDUCKS).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails