sexta-feira, 28 de maio de 2010

A SAGA DO TIO PATINHAS: A Construção do Império em Calisota - Capítulo 11, Parte 2.

Capítulo 11- Parte 2
A Construção do Império em Calisota
The Empire Builder from Calisota

Na parte um, muita coisa aconteceu e o Patinhas conseguiu mostrar uma face muito odiosa e canalha .
Logo depois que Patinhas sai da barraca para ir em busca de suas irmãs e do feiticeiro para remediar todo o mal que havia causado, ele dá de cara com um enorme zumbi. Após recobrar-se do susto, Patinhas percebe que o zumbi tem na sua memória somente uma imagem. Justamente a do Patinhas disfarçado ao encontrar o feiticeiro. Patinhas então, pra se livrar do monstro, coloca seu pincenê (aquele óculos antiquado e antigo sem hastes que o Patinhas usa até hoje) e arruma as costeletas de penas. E dá certo, o zumbi não o reconhece e vai embora a procura do Patinhas que ele tem na cabeça. (Mas o Patinhas não vai se livrar assim tão fácil dessa maldição). O zumbi vai surgir mais vezes... quando o velho pato menos esperar.
Patinhas não achou o feiticeiro e foi procurar suas irmãs. Numa pequena estação de trem, ele descobre que suas irmãs, Matilda e Hortência, foram para a costa. Patinhas quer pegar o trem mas o atendente diz a ele que trem para a costa somente em uma semana e que outra possibilidade é ele pegar um outro que vai para o norte com escala no Expresso do Oriente em Istambul. Patinhas resolve ir nesse, pois vê muitas possibilidades de ganhar mais dinheiro e poderá se desculpar com suas irmãs depois.
No ano seguinte Patinhas não retornou para Patópolis. Ele fez de tudo nesse período. Vendeu cortadores de grama no Saara, sal no Egito e chapéu de chuva no Áden...até que um dia na Holanda Patinhas se deparou com uma ótima oportunidade. Então fez mais uma mudança de planos e foi para a Groelândia. Lá, encontra-se com um famoso explorador polar, chamado Robert Peary.
Patinhas faz uma proposta que Peary recusa mandando-o embora. E ao dar as costas aos exploradores, dizendo que eles ainda iriam implorar por um financiamento, Patinhas esbarra pela segunda vez no zumbi que o feiticeiro Foola Zoola mandou para se vingar do pato. Patinhas mais uma vez tem sorte, o zumbi acaba caindo em uma fenda no gelo que se fecha e o deixa preso. Mais uma vez a caminho da reconciliação com as irmãs, Patinhas recebe uma mensagem urgente, e no telegrama diz que ele conseguiu uma audiência real, com o Czar Nicolau II. Ele ruma para a Rússia. Mais uma vez adiando o seu encontro com suas irmãs e o seu retorno ao lar.

Ao chegar a São Petersburgo, Patinhas compra a sua famosa cartola, (que o acompanhará depois, em milhares de aventuras e histórias)
Patinhas finalmente encontra se com o Czar Nicolau II que lhe pergunta se vai comprar um ovo Fabergé. Patinhas lhe comunica que quer duzia e não apenas um. O Czar lhe confidencia que, a joia mais preciosa, aquela que inspirou os ovos Fabergé, foi roubado durante uma viagem ao Bazukistão. E Patinhas que não é nenhum pouco tolo, antevendo lucros, e até quem sabe adquirir a famosa joia, parte rumo a Ásia ocidental onde passa dois anos, mais uma vez adiando o derradeiro encontro com suas irmãs.

E é no o Bazukistão que Patinhas consegue o famoso rubi listrado. Depois disso em Southampton um navio chamado Titanic deixa o porto com o mais famoso e ilustre membro do clã Mac Patinhas a bordo. No navio ele encontra o milionário John Jacob Astor, que implora para que Patinhas troque o rubi por toda a sua fortuna.

Mas Patinhas nega e diz que vai ficar com o rubi, pois ele é um investimento. Nisso, Astor cai no mar, devido ao balanço do navio e ele estava muito próximo a amurada. Patinhas tenta pega-lo pela mão para salva-lo, mas para sua surpresa quem vem do oceano Atlântico... é o... Sim... ele, o zumbi de cabelos brancos. Patinhas apavorado exclama, que "o zumbi demorou três anos para acha-lo, mas voltou. O seu erro o persegue". Aqui numa "criação de Don Rosa" (O Titanic afunda porque o voodoo trouxe o enorme iceberg onde estava congelado o zumbi). A Saga do Tio Patinhas também é repleta de piadas rápidas entremeadas com a ação. Por exemplo na hora em que o Titanic está afundando, alguém grita que "há um zumbi no convés", a o que outro cidadão indignado já instalado num bote salva-vidas proclama: "que audácia ele deveria estar na terceira classe!".

O zumbi acaba afundando no mar junto com o Titanic, e Patinhas pensa que finalmente se livrou do monstrego. E acredita que agora finalmente pode voltar para Patópolis para finalmente pedir perdão as suas irmãs. Mais uma vez esse retorno é protelado. Patinhas olhando para o o fundo do oceano vê muitas possibilidades de mais riquezas. Então Patinhas adia mais uma vez sua volta pra casa e passa um ano resgatando tesouros no mar da Espanha. Depois na Guiana, ele defende seu território de crocodilos gigantes para poder plantar seringueiras. Também foi nas florestas tropicais que ele conheceu o El Dorado o temido homem de ouro e senhor da floresta, mas na verdade quem fugiu foi o El Dorado, quando percebeu o fanatismo de Patinhas por ouro.

Depois de anos na América do Sul. Patinhas retorna para a Ásia e também ganha dinheiro lá e manda tudo para casa. Patinhas enfrenta bandidos próximo a Bagda. Na volta pra casa, mais perigos o ameaçam, os ladrões mongóis do deserto de Gobi. Depois Patinhas viaja por anos pelo Pacífico e finalmente chega a ilha de Oko-Oko no sul do Pacífico e lá encontra mais uma vez o zumbi que sai do mar depois de oito anos andando debaixo dágua a procura do pato. Em troca do rubi listrado o feiticeiro daquela tribo de Oko-Oko faz um feitiço para o zumbi ficar preso na ilha por trinta anos. Livre do zumbi, Patinhas viaja pelo mundo por dez anos. Ele chega a Wall Street pouco depois da grande quebra e começa a comprar ações e grandes empresas que faliram.

Depois de vinte e sete anos percorrendo o mundo, Patinhas finalmente faz a viagem há muito adiada. Uma cidade nova, uma nova Patópolis recebe o seu cidadão mais ilustre. Uma cidade gloriosa que é alimentada pelos investimentos do Quacklionário Patinhas. Mas ele não se impressiona com a multidão a sua espera no porto. A sua luta para fazer fortuna teve um preço. Quando o prefeito vem com a chave da cidade para lhe oferecer, Patinhas simplesmente a quebra e desfere um soco na cabeça do Prefeito que fica prostrado no chão com a chave quebrada ao colo. Patinhas sai dizendo "A chave da cidade? Eu sou dono da fechadura".

O caçador de aventuras volta ao lar, a caixa-forte, com seu coração endurecido por cinquenta anos de batalhas. Recebe um surpresa. Uma recepção de boas vindas preparada por suas irmãs. Mas Patinhas já chega dando ordens e mandando Dona Cotinha colocar armadilhas lá fora para evitar toda aquela gente que está pedindo favores e dinheiro.

Hortência entra no escritório onde Patinhas está e diz a ele tudo o que ela sente em relação a como ele trata sua familia. Patinhas manda ela e toda a família se danar, pois não precisa deles e que elas só vão ouvir falar dele se estiver faltando dinheiro na caixa-forte. Donald garotinho entra onde Patinhas está, e lhe dá um "belo" pontape no traseiro.

No capítulo 12, Patinhas vai repetir esse gesto, e vai cobrar-se do Donald por ter-lhe dado um pontapé no traseiro muitos anos antes.

Patinhas depois sentado e cheio de raiva, fala sozinho..."família, pra quê? o Patinhas não precisa de nada nem de ninguém". Mas no próximo quadro que fecha a página aparecem cenas da vida de Patinhas com a sua família. Jogando bola com a pequena Matilda, a mesa com seus pais e irmãs, brincando com sua mãe e com o seu pai querido que já partiram a tantos anos. Patinhas ao perceber que vai perder aquelas pessoas que ama sai em direção a porta, mas ao olhar para a parede observa a lista dos milionário pendurada e volta. E nesse momento descobre que se tornou o pato mais rico do mundo que superou todos os outros milionários.

Lá fora Hortência, Matilda e família estão saindo da caixa-forte e comentam que Patinhas já foi feliz, já teve tudo. E agora ele só tem dinheiro e o que ele puder comprar. E isso faz dele apenas um pobre velho.

No último quadro da pra ver a caixa-forte e lá em cima um pobre velho rabugento e solitário gritando: " Eu sou o pato mais rico do mundo! Eu! ha, ha, ha, ha, ha!".

Curiosidades:

Robert Edwin Peary foi um explorador polar norte-americano (Cresson, 6 de maio de 1856 - Washington, DC, 20 de fevereiro de 1920) conhecido pela alegação ter sido o primeiro homem a atingir o Pólo Norte Geográfico em 1909. A alegação de Peary foi aceita durante boa parte do século XX; entretanto, nos dias de hoje, ela é amplamente contestada, em favor da alegação de Frederick Cook, que afirma ter chegado ao pólo um ano antes de Peary.

Nicolau II (Nikolai Nikolaevich Yudenichv; russo Николáй Алексáндрович Ромáнов) foi o último Imperador da Rússia, rei da Polônia e grão-duque da Finlândia. Nasceu no Palácio de Catarina, em Tsarskoye Selo, próximo de São Petersburgo, em 18 de maio (6 de maio no calendário juliano) de 1868. É também conhecido como São Nicolau o Portador da Paz pela Igreja Ortodoxa Russa.

Os Ovos Fabergé são obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé e seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares da Rússia. Os ovos, cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas, escondiam surpresas e miniaturas encomendados e oferecidos na Páscoa entre os membros da família imperial. Disputados por colecionadores em todo o mundo, os famosos ovos de páscoa criados pelo joalheiro russo são admirados pela perfeição e considerados expoentes da arte joalheira. John Jacob Astor IV (Rhinebeck, 13 de Junho de 1864 — RMS Titanic, 15 de Abril de 1912) foi um empresário, construtor, inventor e escritor americano.
Considerado o homem mais rico entre os passageiros da viagem inaugural do navio transatlântico RMS Titanic, Astor faleceu em 15 de Abril de 1912 devido à queda da chaminé de número 01, durante o naufrágio.
O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril de 1912. Até o seu lançamento em 1912, ele foi o maior navio de passageiros do mundo.
O naufrágio resultou na morte de 1523 pessoas, hierarquizando-a como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável" - na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele fora "concebido para ser inafundável".

RESUMÃO DE TUDO O QUE VIMOS ATÉ AGORA NA SAGA DO TIO PATINHAS.
Nascido em 1867, em Glasgow, Escócia, Patinhas Mac Patinhas, (conhecido como Buck, no oeste) o último membro do clã Mac Patinhas (dizem que ele é a reencarnação de um dos seus antepassados, o imediato P.A.tinhas) é filho de Fergus Mac Patinhas e Donilda O'pata. Tem 2 irmãs: Matilda e Hortência Mac Patinhas. Ganhou como presente de aniversário de 10 anos de seu pai uma caixa de engraxate. No dia seguinte, ganhou de Burt, o escavador de fossas, uma moeda americana de 10 centavos, a velha número um (tudo isso foi planejado por Fergus).

Aos 13 anos, foi para a América, encontrar seu tio Patico Mac Patinhas (primeiro encontro com os irmãos metralha). E conheceu também Mestre Pardal, o avô do prof. Pardal. Foi para o oeste em 1882, onde conheceu Theodore Roosevelt, para Butte em 1884, onde se torna dono da mina de cobre da colina da Anaconda, voltou para a Escócia em 1885, onde resolve que iria procurar por ouro, para o Transvaal em 1887, onde se depara com o bôer Mac Mônei, e para a Austrália em 1896, onde resolve ir para o norte. Em 1897, chegou ao Klondike, onde conheceu Dora Cintilante, a Estrela do Norte, uma ladra pela qual se apaixonou. Encontrou lá a origem de sua riquesa: a Pepita Ovo De Gansa. (Morre Donilda O'pata). 5 anos depois, Patinhas já era bilhonário, e voltou para a Escócia, onde adquire o seu famoso casaco e o hábito de nadar em dinheiro. Conhece também Jonas mcPoodle, futuro zelador do castelo Mac Patinhas. (Morre Fergus Mac Patinhas). Patinhas se mudou para Calisota em 1902. Ele tinha comprado o terreno na colina mata-motor (anteriormente mata-mula) de Patus Quela, irmão da vovó Donalda. Emília Cotinha, sua secretária, foi contratada em 1909, por Patoso, Marido de Hortência. Sua única ação desonesta na vida ocorreu no mesmo ano, ao queimar a aldeia do chefe Foola Zoola, na África, daí se arrependeu. Mas, mesmo assim, foi enfeitiçado e perseguido por um zumbi. Depois de viajar pela África, passou pela Europa, pela Holanda e partiu para o Pólo Norte, onde reencontrou o zumbi. de lá partiu para a Rússia, onde comprou sua cartola e sua bengala. De lá, partiu para o Bazukistão, onde encontrou o Rubi Listrado, uma rara jóia. Estava no Titanic quando revê o zumbi. Na ilha Oko-Oko, no sul do pacífico, troca o rubi para se livrar do zumbi, que lhe tinha causado muitos problemas. Em 1930, volta para Patópolis, quando se torna o pato mais rico do mundo, com 5 quaquilhões, 9 impossibilhões e 7 fantasilhões e patacas e 16 centavos naquele mesmo dia houve uma terrível briga familiar em que Patinhas acaba levando um chute por Donald, ainda criança, e só foi "retribuído"17 anos depois. Essa "retribuição" foi a razão de Patinhas voltar ao mundo dos negócios. Patinhas se aposentou em 1942, as volta a trabalhar em 1947(ano da morte de Jonas mcPoodle) quando revê seu sobrinho Donald e conhece Huguinho, Zezinho e Luizinho. Somente em 1955 que Patinhas resolve a briga familiar que se iniciou 25 anos antes, na HQ "uma carta de casa". Essas últimas informações eu vou apresentar mais detalhadas no capítulo 12 em breve, aqui no Universo Disney.
Fonte: Wikipédia, Tio Patinhas 40 anos e Saga completa do Tio Patinhas edição de luxo pela Ed. Abril.

2 comentários:

Leitura do Dia disse...

Quanta informação importante neste post. A gente fica pensando... o Tio Patinhas é um personagem de caracteristicas fortes. Vamos aguardar a continuação. Esse capítulo 11 é de amargar... abraço. Paulo

Ludy disse...

E aí Paulo. No próximo capítulo a conclusão da Saga e o encontro com os sobrinhos pra primeira aventura juntos e também um encontro com os manos Metralhas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails