quarta-feira, 28 de abril de 2010

A SAGA DO TIO PATINHAS: O Cowboy das Terras Malditas

Uncle Scrooge #287, agosto de 1994.
Capítulo 3
O Cowboy das Terras Malditas
(The Buckaroo of The Badlands)
Em 1883, Patinhas dirige-se para o Texas. Ele está num trem e pretende descer na primeira estação, segundo o que ele escreve para o pai. Mal sabe ele que vai parar no meio do caminho e vai transformar-se num verdadeiro Cowboy, com direito até a domar uma égua muito, muito brava.
No trem ele encontra um velho senhor que lhe apresenta os raros, ovos cúbicos (numa referência/homenagem a Carl Barks, no seu clássico, "Perdidos nos Andes, "Lost ind The Andes" de 1949), diz a ele que busca investidores para uma ideia milionária. Enquanto os dois conversam o trem é atacado pelo bando de Jesse James. Patinhas briga com os bandido e os coloca pra correr.

Os foguista e o maquinista do trem, aceleram a velha Maria Fumaça, e nesse momento o Patinhas acaba caindo do trem e fica no meio do nada, sem bagagem somente com a roupa do corpo e o seu cinto onde estão os seu poucos bens.
Caminhando por aquele lugar ermo, ele avista uma caravana de Cowboys conduzindo o gado. Patinhas pede emprego para Murdo McKenzie, um importante comerciante de gado, que tem rancho em Montana. Mas pra ser aceito no emprego ele tem que pelo menos ficar em cima de uma égua doida. Patinhas consegue ficar em cima da égua porque o seu cinto fica preso na cela. Murdo o contrata e lhe dá de presente a égua (Patinhas a batiza de Hortência, pois ela é furiosa e teimosa como a sua irmã) e também lhe confia a guarda do seu touro premiado, o "Vingador", e muito caro, pelo qual Murdo havia pago uma fortuna Os Irmãos Dalton (ou irmãos Leitão, numa referência ao Porcolino Leitão), acabam roubando o touro de Murdo e Patinhas vai às Terras Malditas para o recuperar.
Nesta cena acima, Murdo, descobre que o touro Vingador foi roubado.

Acontecem situações picarescas nessa região. Até um ursão selvagem entra em cena. Um pouco antes disso Patinhas conhece Theodore Roosevelt (Acima na foto o verdadeiro, presidente do Estados Unidos no começo dos anos 1900), que grita por soccorro com a perna presa embaixo de uma pedra. Patinhas o ajuda e depois T.R. o ajuda a recuperar o touro Vingador do seu patrão. Murdo agradece a Patinhas e o convida a ser apartir daquele momento, administrador do seu rancho. Patinhas aceita e diz que vai ficar por um tempo pois depois vai em busca do seu destino. Theodore ensina-lhe uma lição: a verdadeira glória é conquistar a nossa riqueza com trabalho árduo.
Curiosidades
Ao contrário do que muita gente pensa, Murdo McKenzie é uma pessoa verdadeira e não um personagem fictício. Ele realmente existiu e foi o rei do gado em Montana.
O touro que se chama "Vingador" é da raça: Angus.
Jesse James (1847-1882) foi um ladrão de bancos e de trens, nascido no Missouri e chefe, ao lado do irmão Frank, de um bando que se tornou famoso apartir de 1866. Jesse morreu assassinado à traição por um ex-cúmplice, ao passo que Frank se rendeu, foi preso e depois libertado, em 1885.
O presidente Roosevelt envolver-se-ia na Saga três vezes. Theodore Roosevelt (1858-1919), que presidiu os Estados Unidos entre 1901 e 1909. T.R. odiava ser chamado de Teddy apelido que o marcou. Os diálogos que você vai ler no capítulo são extraídos ou parafraseados dos discursos e livros de T.R.

Outra curiosidade bastante interessante é que o guarda-costas de Roosevelt em 1912, foi ninguém senão o ex-ladrão Frank james.
Patinhas apresenta-se como Bucky para Murdo. Bucky MacPatinhas.
Próximo capítulo 4: O Rei da Colina de Cobre.

Fonte: Acervo Pessoal.

4 comentários:

Leitura do Dia disse...

Muito legal essa parte da saga ambientada no velho oeste. Ainda mais com esse fundo histórico de F.R., e Jesse James. Às duras penas o jovem Patinhas vai forjando seu caráter e determinação. Legal também a referência à Porcolino Leitão, que eu considero um adversário muito interessante. Excelente post.

Ludy disse...

Obrigado Paulo pelo elogio ao post. Esses posts em que temos que narrar a história toda, realmente dão um certo trabalho para serem executados mas o resultado final é bem bacana.

Anônimo disse...

Olá! Tudo bem? Gostaria muito de ler essa história, na íntegra. Pelo menos o que li pareceu-me deveras interessante.
Obrigado por disponibilizar, aqui, de forma tão fácil, esta saga.
Abraços. FabianoCaldeira.

Ludy disse...

Obrigado amigo Fabiano, pela força e por estar sempre por aqui participando do Universo Disney.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails