sábado, 24 de setembro de 2011

Disney Especial "Os Bandidos" o número um de um gibi que deixou saudades!

Salve amigos aqui do Universo Disney. Hoje trago pra vocês um dos gibis legais que fizeram parte do meu começo nos quadrinhos Disney. Os Bandidos a primeira edição da famosa coleção temática  Disney Especial foi publicada em 1972. É claro que eu não tenho a primeira edição tenho esse genérico que foi lançado oito anos depois em 1980.
Disney Especial #1 "Os bandidos" aqui abaixo a capa da edição original de 29 de junho de 1972. O Detalhe que faz a diferença nessas duas edições, é que aquela de 1980 (justamente a edição que eu possuo - capa acima) tem algumas histórias diversas desta original aqui abaixo.
Essa foi a primeira de uma coleção que durou 180 edições e era muito querida por leitores, fãs e colecionadores. 
Os bandidos abriu um novo tipo de proposta para os quadrinhos Disney ou seja, temas específicos em cada  edição. Eu simplesmente sempre fui um apaixonado por essa revista.
Nesta edição especificamente temos só histórias com os bandidões, vilões da Disney. Temos aqui Mancha Negra, Irmãos Metralha, Dr. Estigma, Capitão Gancho, Bafo de Onça, Lobão entre outros. 
Na primeira história temos Mancha Negra e Metralhas contra o Mickey, Donald e Tio Patinhas em "O Navio Pirata Voador" com os ótimos desenhos do Paul Murry. O Mancha Negra foge da prisão e se une aos Metralhas e se transformam em piratas com navio e tudo. Um  roteiro cheio de furos e inverossímel, mas tudo bem é apenas uma HQ, vou relevar. Detalhes desta história no INDUCKS
Aqui acima temos a história chamada "Vida Dura, a de Bandido" com Pateta e um personagem coadjuvante (bandidão muito atrapalhado), O Pateta involuntariamente frustra todos os planos do bandido que leva a pior cada vez que o Pateta aparece. Mais uma HQ com os ótimos desenhos do Paul Murry aqui contando com o roteiro divertido do Carl Fallberg. Detalhes desta história no INDUCKS.
"O Submarino Terrestre" é a terceira aventura desta edição com desenhos de Tony Strobl,  trazendo mais uma vez os sempre atrapalhados Irmãos Metralha. Confira os detalhes no INDUCKS
"O Coelho Escorregoso" novamente temos os desenhos de Tony Strobl e apresenta João Honesto e Zé Grandão tentando capturar o coelho Quincas. Detalhes desta história no INDUCKS.
"Bandidos Em Fúria" apresenta novamente a família Metralha, mais João Bafo de Onça e o Capitão Gancho. Novamente o talento e os ótimos desenhos de Tony Strobl se fazem presente. Detalhes desta história no INDUCKS
"O Estranho Caso do Dr.  TicTac". Temos aqui um caso para o Superpateta e o Mickey. Quem será esse misterioso Dr. TicTac. Desenhos de Paul Murry. Detalhes desta história no INDUCKS.
"Negócios Com Castores", o velho Lobão quer abrir um negócio próprio, mas vai enganar os castores e vai ter que pagar um alto preço por isso. Mais uma HQ com a mão certeira de Paul Murry. Detalhes desta história no INDUCKS.
"Capitão Gancho versus Peter Pan". O eterno duelo do maquiavélico Capitão Gancho com o sempre menino Peter Pan. Desenhos de Al Hubbard. Detalhes desta história no INDUCKS
"O Clube dos Malfeitores" os famigerados Irmãos Metralha querem a todo o custo fazer parte do seleto (ha! ha! ha! eu escrevi seleto... que piada!!!) clube dos Malfeitores. Os facínoras fazem de tudo para dificultar a entradas dos manos para o clube. Mais um genial trabalho do Tony Strobl. Detalhes desta história no INDUCKS.
"Aventura Fora de Aula" ou "Aventura na ilha das Tartarugas", os sobrinhos do Mickey armam um plano pra não precisarem mais ir a escola e acabam fugindo para uma ilha deserta. O detalhe é que eles não estão sozinhos na ilha e eles vão desejar ardentemente estar numa quentinha sala de aula. Os meninos vão aprender uma grande lição. Desenhos do genial Paul Murry. Detalhes desta história no INDUCKS.
"Superenigmático Dr. Estigma" mais uma vez o gênio do mal Dr. Estigma vai enfrentar o todo poderoso e inigualável Superpateta. Mais uma aventura com a assinatura de Paul Murry. Detalhes desta história no INDUCKS. (veja também aí em cima um comercial da Editora Abril "chamando" os leitores para conferir nas bancas a revista do Zé Colmeia.
"Um Tiro Pela Culatra" uma aventura de época bem bacana. Mickey e Bafo de onça no tempo de Robin Hood com desenhos de Tony Strobl novamente dando o "ar da graça" nessa edição cheia de Murry e Strobl. Detalhes desta história no INDUCKS.
"Que Rata, Rato", Bafo de Onça está na área novamente e será que ele veio para infernizar a vida do pacato e boa gente professor Pardal ou tudo pode acontecer e o velho Bafo levar a pior. Trabalho sempre ótimo de Carl Barks. Detalhes no INDUCKS.
"A Samambaia mão-leve", mais uma história com os Irmãos Metralha, (ao invés de trazerem tantas histórias com os Metralhas, os editores na época poderiam ter colocado mais histórias do Mancha, ou alguma coisa da Maga, ou o velho cientista Professor Gavião!). Novamente temos os desenhos de Tony Strobl. Detalhes desta história  no INDUCKS.
E fechando essa edição temos o Mickey em "O Mistério do Abismo" ou "O Superagente Secreto: O Mistério do Desfiladeiro da Neblina. Desenhos a quatro mãos de Dan Spiegle e Paul Murry. Detalhes desta história no INDUCKS.
Esta edição foi basicamente feita com trabalhos de Paul Murry e Tony Strobl.
Nesse post tomei como base a reedição do número #1.
Um grande abraço a todos os amigos disneyanos e até a próxima.
 Fonte: Reedição do Disney Especial #1 da coleção de Ludy e Inducks.

8 comentários:

Xracer disse...

Valeu Ludy, essa revista é simplesmente uma das minhas primeiras revistas, a mais marcante de todas, que eu tive em mãos quando criança, emprestada por um primo meu... que me traz lembranças incríveis desse tempo, o tato das páginas, o cheiro... tudo fantástico pra uma criança de 5 anos !

Ludy disse...

Salve Xracer, legal teu comentário aqui no UD1. Essa também foi uma das minhas primeiras edições eu ainda tenho a versão genérica da edição tenho essa aí da postagem acima. Um abraço e seja sempre bem vindo.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM SABE EM QUAL REVISTA DISNEY ANTIGA SE ENCONTRA A HISTORIA DE:
"SAMUEL MARISCO E IRIAN FALCAO NA ILHA DOS MARISCOS"
AGRADECO DESDE JA A RESPOSTA. MEU E-MAIL: RONILDO@AOL.COM

Sávio Christi disse...

OI, belo artigo, meus parabéns, mas se forem olhar bem, esqueceram-se de mencionar alguns vilões de algumas histórias, o que apenas é um detalhe...

Quando der, acessem meu principal "fotolog", relacionado ao material artístico que produzo: http://flogvip.net/alberteeinsteinecia.

Bom, abraços e até mais então!

Unknown disse...

Olá, tudo bem? Por acaso não tem ela digitalizada? Obrigado

Unknown disse...

Olá, tudo bem? Por acaso não tem ela digitalizada? Obrigado

Unknown disse...

Parabéns!!! Tive uma infância inesquecível, maravilhosa matei Saudades.... Grata!!

Unknown disse...

Parabéns!!! Tive uma infância inesquecível, maravilhosa matei Saudades.... Grata!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails