quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

"Raio X - Disney: Tio Patinhas Férias nº 5"

"Tio Patinhas Férias - nº 5", está nas bancas neste mês de dezembro. Neste final de ano teremos muitas novidades nos quadrinhos Disney, mas, não podemos deixar de lado essa edição de TPF, pois afinal, esse gibi vem se mantendo bem, chegando na sua 5ª edição. As opiniões sobre uma mesma publicação podem variar, o importante é a liberdade que temos de expressar nossos pontos de vista. Fiquem à vontade para opinar...
Preço: R$1,95 - Páginas: 36 - Formato: 13,5 x 19 cm - Avaliação Geral: muito bom.
Capa: com idéia original e desenho do excelente Marco Rota, a cena de capa foi utilizada primeiramente na edição italiana "Le Imperdibili nº 26" em 2006, e agora, adaptada para a atual edição do TPF.
Achei a capa da edição brasileira, mais interessante, por ser mais completa, com mar, sol e vegetação, dando um visual mais próximo do natural. É digno de nota observar a versatilidade das capas, de um modo geral. Entendo que adaptar o desenho à realidade do país onde está sendo publicada, é mesmo uma necessidade, pois torna a identificação do leitor com a revista mais imediata.

Histórias da Edição: são três belas histórias, imperdíveis.

"No Fundo, Bem Fundo" - "Sub-Sub-Zero" - D 98080, 14 páginas, 92 quadrinhos. A primeira história da edição vem da Dinamarca. Personagens: Tio Patinhas, Donald, Sobrinhos, Mac Mônei.
Publicações: Essa história havia sido publicada no Brasil uma única vez, na revista do Tio Patinhas nº 423 de 2000, e agora republicada aqui, no TPF nº 5.
Sinopse: Tio Patinhas, Donald e sobrinhos partem para desvendar um mistério,.. O argumento vem de Branca Studio, competente equipe argentina fundada por Daniel Branca que aliás participou do roteiro dessa história juntamente com Wanda Gattino, o que resultou nesse belo trabalho. Os desenhos também são do argentino Daniel Branca e a arte final do competente Wanda Gattino demostrando que a dupla trabalhou em perfeita harmonia na história, e o resultado foi muito bom. O público dos quadrinhos Disney varia muito com o tempo, e poucas pessoas tem coleções completas, ou centenas de gibis, e nesse sentido as republicações não me incomodam.

"Dois Duendes de Doer" - "Almost a Leprechaun" - W WDC 262-05, 4 páginas, 26 quadrinhos. A segunda história da edição é americana, antiguinha dos anos 60.
Personagens: Tio Patinhas, Professor Pardal e (?) duendes é lógico...
Publicações: É a sétima aparição dessa história em um gibi Disney brasileiro. Vamos lá: PD nº622, EE nº126, DE nº87, SD nº12, DER nº12, TP nº408 de 1999, e essa agora de TPF nº 5. Curioso que algumas vezes essa história foi publicada com o título "O Gnomo Honorário" que me parece menos interessante que o título atual.
Sinopse: Tio Patinhas e Prof. Pardal com problemas no computador. O que será? O roteiro dessa história é do norte americano Don Christensen, e os desenhos impecáveis são de seu compatriota Jack Bradbury, ambos já falecidos e que trouxeram muitas alegrias nas páginas de quadrinhos Disney para nós, os leitores Disney em geral.

"O Lirio da Neve" - "Montain Top Secret" - D 98408, 12 páginas, 88 quadrinhos. A terceira e última história da edição é da Dinamarca, e me pareceu bem colocada nas páginas finais da edição.
Personagens: Tio Patinhas, Donald, Mac Mônei.
Publicações: É a segunda aparição dessa história. Foi publicada no Tio Patinhas nº422 de 2000 e agora no TPF nº 5. Sinopse: Donald em mais um de seus trabalhos pro Tio Patinhas... O bom roteiro dessa envolvente história é do sueco Per Hedman, e os desenhos de muito boa qualidade são do espanhol José Colomer Fonts, especialista em desenhar os patos, e com várias histórias suas publicadas aqui no Brasil. Sei que esses gibizinhos de férias, tem como público alvo, o leitor eventual, que passa pelas bancas e leva pra casa um produto bom e barato, e servem de acesso ao universo dos quadrinhos Disney. Na minha opinião, os gibis Férias são imperdíveis para os colecionadores, pois "renovam" velhas histórias e deixam a coleção mais legal.

Chegando ao final dessa edição, vamos torcendo e esperando que Tio Patinhas Férias tenha vida longa, e continue trazendo novos leitores para a galeria de fãs dos querios quadrinhos do Universo Disney. Abraços...

Fonte: Texto de Paulo Gibi para a composição do texto: (consulta das histórias, publicações, imagens e artistas no Inducks, e exemplar do gibi Tio Patinhas Férias nº 5 da coleção pessoal)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, boa tarde! Se depender de mim, terá uma vida longuíssima. Além de atender meu bolso, tem histórias que não tenho aqui, portanto, pelo menos pra mim, está tudo ótimo.
Abraços. Parabéns por mostrar as revistas nessas postagens superinteressantes., oOops!
FabianoCaldeira.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails