segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"Raio X - Disney: Pateta Férias nº 4"

"Pateta Férias - nº 4" Chegou às bancas este mês, suas histórias são um bom entretenimento, e o preço de R$1,95, também é muito convidativo. Vamos divulgando essa publicação que pode ser uma porta de entrada para o mundo dos quadrinhos Disney. O leitor ocasional pode se identificar com os personagens e começar a seguir os gibis mensais, até mesmo de outros personagens Disney. Fica evidente que Pateta deveria ser também um título mensal, já que vem tendo publicações de Férias e Extra. Como de costume, deixarei minha impressão pessoal sobre a publicação, respeitando desde já, opiniões divergentes.
Começando pela capa com desenho do genovês Andrea Freccero.
Podemos notar que o Pateta está com uma "camisa sobre a camiseta" (?), "bermuda comprida" (?), e sem guarda sol... Bem diferente do que costumamos ver nas praias brasileiras... Mas, cada um tem seu estilo na moda praia, e em se tratando do Pateta, seu vestuário sempre foi estranho mesmo...rsrsr.
 Essa imagem também foi capa de uma publicação italiana "I Classici di Walt Disney (seconda serie) nº403". Para mim é uma capa bem simples, mas acho que na publicação brasileira ficou bem melhor que a de fundo branco italiana, pois tem um brilho amarelo ao fundo que representa o Sol.
Bem, vamos às histórias de PTF 4:

"Memória de Elefante" - "Pippo e La Memoria da Elefante" - I TL 2224-4, 5 páginas, 21 quadrinhos. 
Essa história foi publicada no Brasil pela primeira vez, no Mickey nº 604 de 1999, e agora republicada aqui, no Pateta Férias nº 4. Também já foi publicada na Itália (1x) e na Grécia (2x). Sinopse: Muitas trapalhadas do Pateta, num passeio com o Mickey. O roteiro é do jovem italiano Bruno Enna, que conta com centenas de trabalhos nos quadrinhos Disney italianos, com muitos roteiros (bons na sua maioria) para os personagens: Donald e Sobrinhos, Tio Patinhas, Donald Menino, Superpato e outros. 
Fico pensando em como os roteiristas tem tantas idéias, ou como conseguem aproveitar as idéias e convertê-las em histórias para os quadrinhos, e é lógico que não dá pra fazer super roteiros todos os dias. Os desenhos são do também italiano Lorenzo Chiavini que já fez inúmeras capas de "Disney MEGAzine" uma publicação italiana, e que desenha melhor o universo dos patos do que Mickey e Pateta.

"O Mordomo do Almirante" - "What The Butler Saw" - D 92167 , 10 páginas, 66 quadrinhos. A segunda história da edição tem sua origem na Dinamarca. 
Foi publicada pela primeira vez no Brasil no Mickey nº 609 de 1999. E republicada somente agora em Pateta Férias nº 4 em 2010. Sinopse: Uma bela aventura detetivesca de Mickey e Pateta. A história é bem sustentada com o argumento da canadense Gail Renard que viveu muitos anos na Inglaterra, e essa boa trama inspirou o belo roteiro do inglês Jack Sutter - experiente roteirista, que já falamos no post do PDF nº 5. Os desenhos do espanhol José Ismael Escandell Mengual são de boa qualidade. Esse artista, tem desenhado somente Mickey e os personagens de seu núcleo: MInnie, Pateta, Chiquinho e Francisquinho, João Bafo de Onça, Coronel Cintra, etc... Essa história é uma republicação não tão recente, e entendo, que poderia ser a história de abertura dessa edição.

"Sol, Praia e Garotas" - "Dune-Buggy Buddy" - S 71412, 6 páginas, 42 quadrinhos. A terceira história foi feita nos USA. 
Participam dessa história: Mickey, Pateta, Ranulfo, Minnie e Clarabela, além de uma bela patinha loira. Foi publicada no Brasil pela primeira vez, no Almanaque Disney nº 49 em 1975, e nessa edição de PTF nº 4, já é a sua 4º republicação. 
Sinopse: Como o tídulo diz: sol, praia e garotas nessa bela história. O roteiro e a arte final são de autoria desconhecida, mas os belos desenhos são do americano Tony Strobl - grande mestre Disney, que não necessita de maiores apresentações. Taí uma dica: quer deixar um gibi legal? É só inserir uma história dos bons anos 70, dessas aqui, como essa, do antigo Almanaque Disney, publicada, como vimos, em 1975... Vamos para a 4ª e última história dessa edição.

"As Pérolas Azuis" - "The Blue Marbles" - D 90005, 10 páginas, 65 quadrinhos. A 4ª e última história é da Dinamarca. Participam os personagens Mickey, Pateta e João Bafo de Onça. Foi publicada no Brasil pela primeira vez, em Mickey nº 606 em 1999, e republicada agora no PTF nº 4
Sinopse: Mickey e Pateta em uma nova aventura, agora, no ramo de transportes. O argumento é de Paul Schiott e o roteiro do americano Tom Anderson - veteraníssimo e prolífico artista Disney, que escreveu belos roteiros para todo tipo de personagem Disney. E os desenhos? São do grupo espanhol Tello-Team, composto por vários artistas.

Bom, chegamos ao fim dessa bela edição. Se você ainda nao tem o seu exemplar, corra até a banca mais próxima e pegue o seu, vale a pena...

Vamos em frente, que este mês de dezembro tem muitas publicações Disney, novinhas nas bancas, nos esperando para ler... Abraços...

Fonte: Texto de Paulo Gibi (para a composição do texto: (consulta das histórias, publicações, imagens e artistas no Inducks, e exemplar do gibi Pateta Férias nº 4 da coleção pessoal)

2 comentários:

Anônimo disse...

OLá! Bom dia! Pretendo comprar essa revista do Pateta. Eu tenho algumas aqui de números anteriores e fico me perguntando porque ainda não lançaram uma revista mensal dele com inéditas aqui.
Abraços. FabianoCaldeira.

Leitura do Dia disse...

OI Fabiano, é isso mesmo... tá faltando uma revista mensal com inéditas para o Pateta. Obrigado pela presença. Abs. Paulo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails