terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Primeira aparição do Gansolino (maio de 1939)

Gansolino (Gus Goose em inglês) é um personagem de quadrinhos em forma antropomorfa de ganso criado pela Walt Disney Company. Dorminhoco e comilão, ele sofre por ter que trabalhar no sítio da Vovó Donalda.

Gansolino apareceu pela primeira vez numa tira de quadrinhos publicada nos jornais norte-americanos em maio de 1938. Os desenhos eram de Al Taliaferro. Essa e todas as tiras seguintes foram feitas enquanto o desenho animado Donald’s Cousin Gus estava em produção.  
Quem criou o visual do personagem para a animação foi Carl Barks que, na época, era funcionário dos Estúdios Disney. Esse curta só estreou nos cinemas dos Estados Unidos em  19 de maio de1939.
Essa animação chamada: "Donald's Cousin Gus"  teve a direção de: Jack King.
Animação: Lee Morehouse, Wolfgang Reitherman, Don Towsley, Paul Allen, Johnny Cannon.
História de: Jack Hannah e Carl Barks. 
Tanto nos quadrinhos quanto no cinema, o Gansolino era um primo guloso do Donald. Ele não falava nada, mas deixava o pato muito irritado por comer tudo o que havia na despensa e, pior, dormir na cama dele. No Brasil, as tiras de Taliaferro foram publicadas pela primeira vez em outubro de 1938, no Suplemento Juvenil. Mas, na época, ele era chamado de Gustavo. A primeira história em que Gansolino apareceu como ajudante no sítio da Vovó Donalda foi "A Vovó É do Barulho", feita por Carl Barks e publicada nos Estados Unidos em julho de 1950. Na minissérie Ultra-Heróis, foi criado um alter-ego heróico para o Gansolino, o Ganso de Aço.
Fonte: Wikipédia (texto integral ), The Encyclopedia of Disney Animated Shorts e YouTube.

3 comentários:

Anônimo disse...

OLá! Tudo bem? Espero que sim.
Nossa, como na primeira imagem ele está pescoçuuuudo.
Quando eu era criança, não gostava muito do Gansolino, achava ele um chato e totalmente desnecessário aos quadrinhos Disney. Atualmente, quando voltei a colecionar quadrinhos, percebi que ele é fundamental ao universo da Vovó Donalda e como ele e a fazenda da vovó tem tudo a ver.
Abraços. FabianoCaldeira.

Anônimo disse...

Boa tarde.Parabéns.
Gostaria de informações sobre meu personagem favorito:a clara de ovos,acho que ela éum pouco esquecida.
Obrigado.

Anônimo disse...

Amo o gansolino!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails