terça-feira, 6 de abril de 2010

00-ZERO E PATA HARI Os Agentes nada secretos.

00-Zero (0.0. Duck no original, em inglês) é um agente secreto criado por Dick Kinney (nascido Richard Timothy Kinney (Nascido em 1917- Glendale, e morreu em 24 de março de 1985. Foi um roteirista de quadrinhos dos estúdios Disney, especialista nas histórias do Pato Donald e do Tio Patinhas. Foi o criador, em conjunto com o desenhista Al Hubbard, dos personagens Peninha 1963, do caipira Urtigão 1964). e Al Hubbard, em 1966, criaram o agente 00-Zero, pelos estúdios Disney.

Al Hubbard, nascido Allan Hubbard (1915-1984) foi um desenhista de quadrinhos.
Fez uma famosa dupla com Dick Kinney, sendo responsáveis pela criação de alguns personagens muito queridos do universo Disney.
Trabalhou como animador de 3 clássicos longa-metragens da Disney: Pinóquio, Bambi e Dumbo, entre 1937 e 1941.
Desenhou, entre outros, Tico e Teco, Os Aristogatas, Mickey Mouse e o Pato Donald.
Também desenhou algumas histórias do Pato Donald, criadas pelo conceituadíssimo Al Taliaferro, em 1965. Desenhou alguns livros de colorir e de histórias infantis.
Vamos conhecer um pouco mais do Nosso agente "Secreto".
Trata-se de uma sátira extremamente escrachada aos filmes de espião, muito em sucesso na época, principalmente os de James Bond.

00-Zero é um agente muito atrapalhado, auxiliado pela vaidosa Pata Hari e pelo cãozinho Lobo. Ambos combatem a organização B.R.O.N.K.A.,(BLONK no original, em inglês) é uma uma organização criminosa do universo Disney, combatida pelo agente secreto 00-Zero e sua assistente, Pata Hari. Chefiada pelo Grande Bronka, que nunca mostra o rosto nos quadrinhos.
A finalidade da B.R.O.N.K.A. é conquistar o mundo, numa alusão satírica aos filmes de espionagem.
Tanto 00-Zero quanto a Pata Hari possuem um arsenal de ferramentas de última geração, porém nenhuma invenção funciona como o esperado e eles sempre deixam o Grande Bronka fugir, sem nunca mostrar o rosto do personagem.

Apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos, na história "The Case of the Purloined Pearls", de 1966. Esta mesma história, traduzida como O primeiro caso do 00-Zero foi sua estréia no Brasil. A primeira história criada no Brasil foi "A volta do 00-Zero", em 1975.
No Brasil, seus traços eram feitos pelo mestre Ivan Saidenberg.
Pata Hari (Mata Harrier no original, em inglês) é uma personagem do universo Disney.
É a assistente do agente secreto 00-Zero. Também possui alguns artefatos esquisitos como 00-Zero, e que não são tão funcionais quanto parecem.
Seu nome é uma sátira à famosa espiã Mata Hari.
Apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos, na história The Case of the Purloined Pearls, de 1966. Esta mesma história, traduzida como O primeiro caso do 00-Zero foi sua estréia no Brasil.
Começou a ser desenhada no Brasil em 1975, por Primaggio Mantovi e escrita por Ivan Saidenberg. A história se chamava "A volta do 00-Zero".
Fonte: Wikipédia e Inducks Brasil

3 comentários:

Leitura do Dia disse...

Fala sério... esses dois são de rolar de rir. E que saudades do Almanaque Disney... E o veículo deles então? é uma piada... Valeu. Paulo Augusto.

Anônimo disse...

Gostava do 00 Zéro, mas por vezes ele ficava confuso. Era um agente secreto mas agia como um detetive particular. A Pata Hari fugia totalmente do padrão das heroínas Disney. Era totalmente devota ao 00 Zéro.
Cavaleiro da Lua

Anônimo disse...

Faz parte de lembranças, mas tenho certeza de ter lido alguns dia uma história com 7 anões... maus. Um era o Rícino. Existiu isso, ou é só alucinação?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails