terça-feira, 6 de abril de 2010

00-ZERO E PATA HARI Os Agentes nada secretos.

00-Zero (0.0. Duck no original, em inglês) é um agente secreto criado por Dick Kinney (nascido Richard Timothy Kinney (Nascido em 1917- Glendale, e morreu em 24 de março de 1985. Foi um roteirista de quadrinhos dos estúdios Disney, especialista nas histórias do Pato Donald e do Tio Patinhas. Foi o criador, em conjunto com o desenhista Al Hubbard, dos personagens Peninha 1963, do caipira Urtigão 1964). e Al Hubbard, em 1966, criaram o agente 00-Zero, pelos estúdios Disney.

Al Hubbard, nascido Allan Hubbard (1915-1984) foi um desenhista de quadrinhos.
Fez uma famosa dupla com Dick Kinney, sendo responsáveis pela criação de alguns personagens muito queridos do universo Disney.
Trabalhou como animador de 3 clássicos longa-metragens da Disney: Pinóquio, Bambi e Dumbo, entre 1937 e 1941.
Desenhou, entre outros, Tico e Teco, Os Aristogatas, Mickey Mouse e o Pato Donald.
Também desenhou algumas histórias do Pato Donald, criadas pelo conceituadíssimo Al Taliaferro, em 1965. Desenhou alguns livros de colorir e de histórias infantis.
Vamos conhecer um pouco mais do Nosso agente "Secreto".
Trata-se de uma sátira extremamente escrachada aos filmes de espião, muito em sucesso na época, principalmente os de James Bond.

00-Zero é um agente muito atrapalhado, auxiliado pela vaidosa Pata Hari e pelo cãozinho Lobo. Ambos combatem a organização B.R.O.N.K.A.,(BLONK no original, em inglês) é uma uma organização criminosa do universo Disney, combatida pelo agente secreto 00-Zero e sua assistente, Pata Hari. Chefiada pelo Grande Bronka, que nunca mostra o rosto nos quadrinhos.
A finalidade da B.R.O.N.K.A. é conquistar o mundo, numa alusão satírica aos filmes de espionagem.
Tanto 00-Zero quanto a Pata Hari possuem um arsenal de ferramentas de última geração, porém nenhuma invenção funciona como o esperado e eles sempre deixam o Grande Bronka fugir, sem nunca mostrar o rosto do personagem.

Apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos, na história "The Case of the Purloined Pearls", de 1966. Esta mesma história, traduzida como O primeiro caso do 00-Zero foi sua estréia no Brasil. A primeira história criada no Brasil foi "A volta do 00-Zero", em 1975.
No Brasil, seus traços eram feitos pelo mestre Ivan Saidenberg.
Pata Hari (Mata Harrier no original, em inglês) é uma personagem do universo Disney.
É a assistente do agente secreto 00-Zero. Também possui alguns artefatos esquisitos como 00-Zero, e que não são tão funcionais quanto parecem.
Seu nome é uma sátira à famosa espiã Mata Hari.
Apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos, na história The Case of the Purloined Pearls, de 1966. Esta mesma história, traduzida como O primeiro caso do 00-Zero foi sua estréia no Brasil.
Começou a ser desenhada no Brasil em 1975, por Primaggio Mantovi e escrita por Ivan Saidenberg. A história se chamava "A volta do 00-Zero".
Fonte: Wikipédia e Inducks Brasil

2 comentários:

Leitura do Dia disse...

Fala sério... esses dois são de rolar de rir. E que saudades do Almanaque Disney... E o veículo deles então? é uma piada... Valeu. Paulo Augusto.

Anônimo disse...

Gostava do 00 Zéro, mas por vezes ele ficava confuso. Era um agente secreto mas agia como um detetive particular. A Pata Hari fugia totalmente do padrão das heroínas Disney. Era totalmente devota ao 00 Zéro.
Cavaleiro da Lua

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails