sábado, 13 de março de 2010

MANUAIS
Os Manuais Disney são um conjunto de séries de livros infantis publicados no Brasil pelo grupo Abril em vários títulos e formatos desde 1971.
Em capa dura até 1978, em brochura de 1979 em diante.
1971 - Manual do Escoteiro-Mirim
1971 - Manual do Escoteiro-Mirim (2ª Edição)
1972 - Manual do Tio Patinhas
1972, dezembro - Manual do Professor Pardal
1973 - Manual do Mickey
1973 - Manual da Maga & Min
1973 - Manual do Peninha
1974 - Manual do Zé Carioca
1975 - Manual do Gastão
1975 - Magirama (Manual de Mágicas)
1976 - 2º Manual do Escoteiro-Mirim
1976 - Manual do Tio Patinhas (2ª edição revista e atualizada)
1976, novembro - Autorama (Manual do Automóvel)
1977 - Manual da Vovó Donalda
1978 - Manual do Zé Carioca (2ª edição revista e atualizada)
1979 - Manual do Escoteiro-Mirim (3ª edição)
1980 - Manual dos Jogos Olímpicos
1982 - Manual da Copa do Mundo (baseado no Manual do Zé Carioca)
1982 - Manual da Televisão
1986 - Manual da Copa do Mundo (edição revista e atualizada)
1992 - Manual dos Jogos Olímpicos (2ª edição revista e atualizada)
Fora de série
1980 - Supermanual do Escoteiro-Mirim
1985 - Biblioteca do Escoteiro-Mirim
1988 - Manuais Disney (Nova Cultural)

O Manual do Escoteiro-Mirim, versão brasileira do Manuale delle Giovani Marmotte, é um livro infantil lançado originalmente pela Editora Abril em 13 de julho de 1971.
Livremente inspirado no fictício Manual do Escoteiro-Mirim usado por Huguinho, Zezinho e Luisinho nos quadrinhos Disney, o Manual reúne informações de interesse da criança sobre uma ampla gama de assuntos. Alguns exemplos: dicas de fotografia, cuidados com animais de estimação, acampamentos, leitura de mapas, trabalhos manuais, identificação de estrelas, filatelia, piratas famosos, moedas históricas. O sucesso do Manual do Escoteiro-Mirim deu origem a duas reedições (1971 e 1978) e à série brasileira de manuais Disney, começando pelo Manual do Tio Patinhas (1972). Teve uma seqüência também baseada no original italiano, o 2º Manual do Escoteiro-Mirim (1976).
A edição de 1978 foi a primeira da série clássica dos manuais Disney publicada em brochura.
A maior parte do conteúdo do Manual do Escoteiro-Mirim foi aproveitada no Supermanual do Escoteiro-Mirim na Biblioteca do Escoteiro-Mirim e na coleção Manuais Disney (Nova Cultural).

O Manual do Tio Patinhas . foi lançado pela Abril pela primeira vez em julho de 1972. Foi o segundo volume da série original de manuais Disney do Brasil.
Seguindo o sucesso do Manual do Escoteiro-Mirim e fiel ao espírito de Tio Patinhas, o quaquilionário muquirana dos quadrinhos Disney, a obra reúne uma ampla gama de informações sobre dinheiro, economia e negócios: a origem da moeda, milionários famosos, bancos, cheques, seguros, pedras preciosas, impostos, sistemas monetários, recordes de preços de obras de arte e outros assuntos.
O Manual do Tio Patinhas, que incluía como brinde a "Moedinha Número 1" da personagem, é notável por ter sido o primeiro dos manuais Disney inteiramente escrito e ilustrado no Brasil. Todos os valores estão expressos em cruzeiros que era a moeda daquela época.
O manual teve uma reedição atualizada em 1976. O Manual do Professor Pardal , foi lançado pela Abril originalmente em 1972. Foi o terceiro volume da série original de manuais Disney. O Manual do Mickey, foi lançado pela Abril em 1973. Foi o quarto volume da série original de manuais Disney. O Manual da Maga & Min, foi lançado pela Abril originalmente em julho de 1973. Foi o quinto volume da série original de manuais Disney.
A maior parte de seu conteúdo foi reaproveitado na Biblioteca do Escoteiro-Mirim e foi publicado um volume de mesmo título, com conteúdo reduzido, na coleção Manuais Disney (Nova Cultural).
O Manual do Peninha, foi lançado pela Abril originalmente em novembro de 1973. Foi o sexto volume da série original de manuais Disney.
O manual teve uma segunda edição nos anos 70.

O Manual do Gastão, foi lançado pela Abril originalmente em 1975.

Em breve, aqui no Universo Disney, vou trazer pra você mais manuais Disney lançados pela Editora Abril.

Fonte: Wikipédia e Inducks Brasil.

6 comentários:

Leitura do Dia disse...

Ludy, gostei demais dessas informações sobre os manuais. Eu tenho só o do Mickey, e gosto muito dele. Já tive a maioria desses manuais, mas acabei me separando deles. Vou usar esse post como referência para minha coleção. Valeu. Paulo Augusto.

Ludy disse...

Paulo. Eu tenho somente o Manual do Peninha e dos jogos olímpicos mas tenho a biblioteca dos Escoteiros-mirins que engloba uma boa parte desses manuais. São vinte edições me faltam o número 19 e 20. Mas é muito bacana. Parabéns pelo manual do Mickey. E obrigado por seus comentários aqui no Universo Disney.

Anônimo disse...

Ludy
Eu adquiri nas bancas apenas o Manual do Escoteiro Mirim, depois comecei a trabalhar e não tive mais tempo de colecionar os manuais.
Em sebos virtuais você encontra vários números da biblioteca do escoteiro mirim. Em um sebo de Guarulhos encontrei a coleção completa lacrada por R$ 200,00. Parabéns pelo blog. Também sou apaixonado pelos quadrinhos disney.

willyan geliel disse...

eu tenho o do prof pardal n 1 e quero saber quanto custa

Andrei disse...

Eu adorava estes livros quando crianca. Gostaria de adquirir copia do manual do professor paradal e do escoteiro mirim para meus filhos. podes me ajudar nisto. Moro em porto aleggre.

Andrei disse...

Eu adorava estes livros quando crianca. Gostaria de adquirir copia do manual do professor paradal e do escoteiro mirim para meus filhos. podes me ajudar nisto. Moro em porto aleggre.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails