sexta-feira, 16 de julho de 2010

O Melhor da Disney Volume #27 estreia dos Metralhas, Prof. Pardal e Caixa-Forte.

Na minha opinião, O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks, foi o que de melhor aconteceu nos quadrinhos Disney nos últimos anos aqui no Brasil, (Claro, tivemos Mestres Disney, mas foram apenas 6 edições de uma revista que prometia trazer grandes nomes dos quadrinhos Disney, mas morreu na praia sem fôlego nas vendas). Mas com O Melhor da Disney não foi assim, essa coleção foi até  o fim apesar da desconfiança de muitos que achavam que também naufragaria antes  de chegar em porto seguro.
Mas hoje eu quero falar de uma edição em especial. O volume #27 para mim é um dos mais importantes (se bem que é difícil dizer o que é mais importante na obra de Barks, para mim todo o material de Barks é muito bom, sou suspeito pra dizer porque sou fã).
A Edição número #27 (recentemente fiz uma post contando e comentando a história "Omelet, ou "Um Milhão de Omeletes" que faz parte dessa edição), é especialmente relevante na coleção, segundo palavras do Marcelo Alencar no texto de apresentação da revista.
Esse volume apresenta as estréias dos irmãos Metralha, do Professor Pardal e de um personagem inanimado mas protagonista de muitas histórias da família pato, estou falando da  Caixa-Forte. E algo mais o claro amadurecimento de Huguinho, Zezinho e Luisinho. As brigas com Donald, tão comuns nos primeiros gibis de Walt Disney's Comics and Stories, cedem espaço para uma certa cumplicidade familiar.
Boa parte dessa mudança se deve ao fato de que os patinhos abraçam o escotismo e passam a se comportar com responsabilidade e respeito às regras da vida em sociedade.
Numa entrevista concedida em 1977 à  escritora e fotógrafa Elizabeth Barbara Boatner, Barks declarou: "Eu nunca fui escoteiro, mas queria muito ser um quando tinha uns 10 ou 11 anos. (...) Criei os Escoteiros-Mirins com base nos lobinhos da vida real, aqueles naniquinhos que supostamente são muito mais espertos  do que seus irmãos mais velhos".
Vamos conhecer melhor essa edição que está entre minhas preferidas da coleção de 41 volumes.
A história que abre a edição chama-se:
O Vil Metal e os Vilões (Terror of The Beagle Boys), essa história foi escrita e desenhada por Carl Barks em maio de 1951 e saiu pela primeira vez nos Estados Unidos nessa edição de Walt Disney's Comics and Stories #134, que você vê abaixo.
No Brasil essa história saiu nos seguintes volumes.
Brasil: O Pato Donald #59 (de 23 de dezembro de 1952)
 Brasil: Cinquentenário Disney No. 1 (novembro de 1973) com o título: "Tio Patinhas encotra os irmãos Metralha".
Tio Patinhas #200 (fevereiro de 1982)

E  também saiu na edição #27 (logicamente afinal é dessa edição que estamos falando o tempo todo) de O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks (Abril de 2007).

Nesta HQ, que marca a estréia dos irmãos Metralha, o melodrama dá o tom. A simples menção de que os bandidos estão à solta expõe a vulnerabilidade do Tio Patinhas. A obrigação de vigiar três acres cúbicos de dinheiro contra todos os que batem à porta leva qualquer um ao esgotamento nervoso. Mas Carl Barks equilibra essa fraqueza do Tio Patinhas com um incansável espírito de luta. Ele pode estar apavorado num momento e furioso no próximo.
Só que desta vez, parece que os irmãos Metralha   se deram bem.
Fazendo um resumo dessa história.
 Tudo começa com Donald preocupado e caminhando de uma lado para outro no escritório do Tio Patinhas, no final da página descobrimos que Donald está sendo pago por Patinhas para se "preocupar", por 30 centavos a hora, Patinhas exige que Donald arranque até suas próprias penas. Nisso chega um carteiro com uma mensagem do chefe de policia, avisando Patinhas que os famigerados irmãos Metralha acabaram de fugir da prisão, e pede a Patinhas que fique alerta. 
Seguem-se momentos hilários porque Donald tem que se preocupar, mas soa muito falso. Donald então tem a ideia de fazer uma linha de defesa no escritório do Tio Patinhas colocando de frente para a porta o enorme canhão (conhecido como Berta... você sabia dessa curiosidade?????) Tio Patinhas passa horas acordado vigilante a espera dos bandidos, e chega um momento que o sono o domina e ele acaba ligando para o Donald vir  socorre-lo. Donald vem até a Caixa-Forte mas está igual ou até pior que o tio, está dormindo em pé de cansado. Donald acaba criando uma armadilha que envolve o canhão. Mas o tiro sai literalmente pela culatra e atinge a Caixa-Forte do Tio Patinhas em cheio depois de destruir vários edifícios na volta e retornar, e os Metralhas acabam roubando dinheiro do Patinhas sem fazer absolutamente nenhum esforço, enquanto o Tio Patinhas corre atrás de  Donald com a bengala em riste, gritando: "Você e suas grandes ideias".
É uma história curta mas saborosa.
Em postagens futuras  eu trarei mais histórias que fazem parte  dessa edição #27 e também quem sabe de outros volumes.

Responda qual é, ou quais são suas edições favoritas de O Melhor da Disney?
Fonte: O Melhor da Disney #27 (Texto em alguns trechos de Marcelo Alencar).

4 comentários:

Fabiano disse...

Uai! Cade a historia pra ler?
rsrsrs...

Anônimo disse...

This paragraph will help the internet viewers for setting up new webpage or even a blog from start to end.


Feel free to surf to my site ... トリーバーチ靴

Anônimo disse...

Superb, what a weblog it is! This website presents useful
facts to us, keep it up.

Feel free to visit my website ... 財布トリーバーチ

Anônimo disse...

Hi! This is my first visit to your blog! We
are a collection of volunteers and starting a new initiative in
a community in the same niche. Your blog provided us valuable information to work on.
You have done a outstanding job!

my homepage; www.miumiuoutletshop2013.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails