terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Tio Patinhas: Em Busca do Ouro.

Álbuns Disney #5
Tio Patinhas: Em Busca do Ouro

Essa é uma das histórias de Carl Barks, pela qual eu sou apaixonado. Nesta aventura, aparece a famosa corista Dora Cintilante, "a estrela do norte", que inclusive foi muito bem desenvolvida por Don Rosa na maravilhosa "Saga do Tio Patinhas" e também foi a primeira das aventuras do Tio Patinhas sobre a corrida do ouro. Foi escrita em 1952, época em que Barks estava trabalhando na personalidade do Tio Patinhas, buscando dar-lhe mais consistência. Patinhas começou sua carreira em 1947, uma versão da Disney do personagem "Scrooge", no livro "Um Conto de Natal" de Charles Dickens.

Ao longo dos anos Tio Patinhas adquiriu, charme, coragem e humor. "Eu nunca imaginei o Patinhas como esses milionários que a gente vê ao nosso redor, que fizeram fortuna através da exploração de outras pessoas" _ disse Barks. "Eu propositadamente tentei fazer com que ele tivesse adquirido a maior parte de sua fortuna no passado, naqueles dias em que você podia ir escavar nas colinas e encontrar riquezas."


Ao mesmo tempo Carl Barks modelou seu herói como um sujeito duro, um magnata do tipo Rockfeller. "Todos esses caras fizeram suas fortunas com estradas de ferro ou minas de ouro, eliminando os competidores, não utilizando luvas de pelica...".


Barks comentou, certa vez, que algumas de suas melhores histórias nasceram em períodos de profunda depressão, e "Em Busca do Ouro" não é exceção. Em 1952, ele estava às voltas com um divórcio turbulento. Essa tensão aparece claramente no conflito entre Patinhas e sua antiga namorada, Dora Cintilante. É a arte imitando a vida, mais uma vez.

Esse texto que você leu acima, está na apresentação do Álbuns Disney número 5, de fevereiro de 1991. A Editora Abril lançou um total de oito Álbuns Disney, (Tio Patinhas Donald e Mickey), e eu estou escrevendo sobre essa edição nesse post justamente para dizer que, a capa desta edição nº5 serviu de modelo para a primeira estatueta da nova série que a Dark Horse está lançando (já comentei sobre isso no post anterior). Observe abaixo a capa do álbum e da nova estatueta que inclusive já entrou em pré venda na loja americana TFAW.


E mais abaixo, você vê capas dos outros sete Álbuns Disney lançados pela Editora Abril no começo dos anos 90.


Fonte: Inducks Brasil e acervo pessoal.

Um comentário:

xandrohq disse...

Legal a matéria!!:)

pena que naum tenho nem um gibi desta coleção!:(

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails