quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pato Donald # 1580 - "A primeira revista que marcou minha infância!!!"


Fabiano Caldeira devorando um Big Mac, digo, Disney Big
Hoje eu quero apresentar aos leitores que acompanham o blog Universo Disney o meu segundo convidado a ser resenhista e colaborador do blog apartir de agora. O nome da fera é: Fabiano Caldeira e tenho certeza que muitos amigos que "curtem" quadrinhos Disney e possuem blogs sobre o assunto conhecem o rapaz. Ele possui o ótimo blog o Socializando, que aborda muitos assuntos e entre eles o universo Disney. Além disso o Fabiano participa ativamente dos blogs dos amigos com suas opiniões e comentários. O Fabiano é o tipo do cara bom coração, tranquilão, mas também "sem papas na língua", se ele não gostar de algo ele "bota a boca no trombone" (aqui sem nenhuma conotação sexual rsrsrsr). Já nos conhecemo a mais de um ano pela rede,  trocando e-mails e informações sobre HQs Disney. O  Fabiano escreve muito bem e é dono de um texto espirituoso, muitas vezes irônico, mas é uma pessoa verdadeira, (assim com o nosso amigo Leo, também resenhista desse blog), ele não faz gênero e nem posa de "bom moço", é sincero até a medula e isso o coloca em "saias justas" algumas vezes, mas como ele é um cara de diálogo, e não gosta de ficar com assuntos mal resolvidos, no fim tudo dá certo. Além disso, o cara adora desafios. Por isso o convidei para o blog, mesmo sabendo que ele tem o seu próprio blog para alimentar. 

Eu procurei trazer pro blog dois caras de opiniões diversas. Muitas vezes o que o Leo odeia, o nosso amigo Fabiano gosta ou acha legal e vice-versa. E isso é que torna a vida mais legal. Essa diversidade de gostos, assuntos, opiniões e tantas outras coisas, é que fazem com que possamos crescer como gente e viver em sociedade.
Bem, sem mais delongas (já tem gente querendo dormir!!!). Com vocês o meu amigo: Fabiano Caldeira.
Desde muito pequeno eu tive uma familiaridade muito grande com os desenhos. Adorava rabiscar as paredes da sala com giz de cera (para desespero de meus pais - e, naquela época, os pais batiam, viu? rsrsrs...) e depois fui me acostumando com papel e hidrocor (as clássicas "canetinhas").
Desde meus quatro ou cinco anos de idade, fui acostumado a ter em mãos, sempre, um exemplar de alguma revista em quadrinhos. Não me lembro com exatidão qual foi minha primeira revista em todos estes 33 anos de vida, mas lembro-me de algumas que me marcaram bastante e, por isso mesmo, acredito ser uma das primeiras de minhas lembranças. Na verdade, são duas: uma do Mickey e outra do Pato Donald. E vou estrear aqui no Universo Disney falando de uma edição do Pato Donald.
Eis a primeira revista que marcou minha infância:


O Pato Donald #1580 (imagem da capa)
Esta edição do Pato Donald #1580, foi publicada em 12 de Fevereiro de 1982, revista fininha com apenas 36 páginas.
As histórias
O SHOW ALÉM DOS LIMITES tem roteiro e desenhos de Carl Barks, personagens que atuam nesta história são: Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho. Também publicada em O Pato Donald #9 (Maio de 1951), Anos de Ouro do Pato Donald #2 (Maio de 1988), O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks #25 (fevereiro de 2007).

Sinopse: Donald racha a cuca de tanto estudar. Seus sobrinhos acham estranho tal comportamento até saberem que tal determinação tinha um motivo: ganhar uma bolada financeira apenas respondendo perguntas de um "Quiz Show" (um programa de perguntas e respostas). A trama toda é muito engaçada, pois vemos os esforços de Donald em responder tudo - porque de fato ele sabia as questões - mas é impedido e substituído por um de seus sobrinhos. Ele tenta ajudar de todas as formas e tudo fica muito engraçado. A conclusão, então, é de rachar o bico. Pobre Donald!
Considero, esta, uma das melhores histórias de todos os tempos.

A INVENÇÃO DE BERTOLD PARDALTZ tem roteiro de  Ivan Saiderberg e desenhos de Roberto O. Fukue. Personagens da história: Bertold Pardaltz, Patetoltz, Lampadinha e Prof. Pardal. Também publicada no primeiro de todos os almanaques do Prof. Pardal (Janeiro de 1991).
Sinopse: Pardal e seu gracioso assistente Lampadinha viajam no tempo. Pardal encontra seu ancestral e fica curioso para saber sobre sua vida ao descobrir que ele também era chegado em inventar alguma coisa. No local, também vemos seu ajudante, um ancestral do Pateta. Não é difícil de imaginar que isso não vai prestar, né? rsrsrs... Na verdade, a trama toda faz uma alusão à descoberta da pólvora. 
Roger Bacon (Ilchester, Somerset, 1214 — Oxford, 1294)
Roger Bacon, professor de filosofia, foi o inventor da pólvora, porém a escondeu por medo que caísse em mãos erradas. Toda sua obra alquímica encontra-se reunida na  sequência de livro chamada “Tesouro Químico de Roger Bacon
 (http://www.adorofisica.com.br/trabalhos/alkimia/quim2/trab1.htm).
A alquimia é considerada por muitos como a precursora da Química, uma ciência importantíssima para a humanidade atualmente. Por este motivo, torna-se necessário estudar alguns químicos importantes na história da ciência.

MUITA AJUDA ATRAPALHA tem roteiro de Vick Lockmandesenhos de Carl Barks
Personagens: Henrietta Hen, Mimosa, Margarida, Vovó Donald, Gastão e Gansolino.
Também publicada em O Pato Donald #500 (Junho de 1961), Almanaque Disney #21 (Fevereiro de 1973), Margarida #19 (Abril de 1987), Edição Extra #190 - Diário da Margarida (Fevereiro de 1990), Albuns Disney #07 - Pato Donald (Junho de 1991), e por último em O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks #39 (Julho de 2008).
Sinopse: Margarida recebe uma cartinha bem meiga de Vovó Donalda, mas alguns borrões de tinta levaram-na concluir que a doce velhinha estivesse passando por algumas dificuldades. Sendo assim, decidiu verificar pessoalmente o que estava acontecendo, aparecendo de surpresa lá no sítio. É um história curta, porém, bacana onde retrata aquela sensação gostosa de uma simples no campo e os equívocos de quem se acostumou a viver na zona urbana.

VISITA IMPREVISTA  tem Roteiro de Tom Anderson e desenhos de Enrique Cerdan Fuentes
Personagens: Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho. Essa história também foi publicada em Disney Especial #124 - Os Visitantes (Novembro de 1990).
SinopseHuguinho, Zezinho e Luisinho dão o alerta a Donald:  Xiii.... Aqueles vizinhos que gostam de falar pra chuchu vem vindo aí, tio! Como manda a boa educação, Donald recebe muito bem a visita, mas, logo consegue um meio sutil de mandá-los embora.
A INJEÇÃO tem Roteiro desconhecido e desenhos de Euclides K. Miyaura. Participam dessa história, Donald, Patinhas, Huguinho, Zezinho e Luisinho, Peninha. Também publicada em Almanaque do Pato Donald #8 (Dezembro de 1988), Almanaque do Pato Donald #22 (Novembro de 1995). 
Sinopse: Trata-se de uma excelente história onde os personagens, todos eles, mostram o melhor de suas características e performances. Donald adoece e Patinhas vai até lá, visitá-lo (na verdade ele quer ver se o sobrinho não está fingindo). Donald não fica nada feliz com seu velho, rico e desconfiado tio e, para piorar, quem é chamado para aplicar-lhe uma injeção? Peninha!!! Pronto! O circo todo está armado e promete muita diversão, fechando com chave de ouro esta edição.

Aqui uma chamada para assistir ao filme Bambi nos cinemas
Donald e Patinhas são dois personagens que considero em primeiro lugar no ranking de  minha predileção do Universo Disney por vários fatores os quais, alguns, identificam-se comigo e, outros, simplesmente gosto. 
Também alegra-me o fato de que em suas histórias sempre há mais personagens conhecidos, sejam da família pato ou vilões etc. Abraços a todos. Fabiano Caldeira.
Visite o blog SOCIALIZANDO
Fonte: Texto de Fabiano Caldeira, imagens do acervo pessoal de Fabiano e pesquisa no Inducks.

10 comentários:

  1. Uai Fabiano, pq não escreveu isso pro socializando? rsrs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Luis, pelas palavras de consideração.
    Só uma dica: a coisa da "etc" não era para publicar.

    Um abraço! FabianoCaldeira.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ludy, parabéns pela chegada do Fabiano, aqui no Blog Universo Disney... Abs. Paulo

    Oi Fabiano, gostei do seu texto, amigo. Eu também tive uns gibis que me marcaram muito a infância: Festival Disney e Disney Especial nº 6 - Os Inesquecíveis. Gosto muito de suas postagens, e estarei sempre acompanhando, aqui e no excelente Blog Socializando. Paulo

    ResponderExcluir
  6. Mto legal relembrar essa ed...

    já tive ela na época (colecionei disney até 1985),

    mas só fui me lembrar agora lendo a matéria!!

    Parabéns, fabiano!!

    realemnte era uma ótima edição....

    ResponderExcluir
  7. Opa! Agora que eu vi a mais nova "aquisição" do Blog Universo Disney.

    Gostei bastante do texto Fabiano, eu tenho essa edição, e realmente ela é acima da média! Pena que não existem mais artistas do porte do Barks, por exemplo, para preencher as nossas revistinhas mensais, mas fazer o quê...

    Abraçõs a todos

    Matheus

    ResponderExcluir
  8. Opa..legal o novo "contratado" do Blog. Parabéns à dupla Fabiano e Ludy e que o trio (o Leo incluso) faça o Universo Disney crescer mais e mais)

    ResponderExcluir
  9. Tenho a Primeira e a Terceira revista do pato donalds, inteira, item de colecionador, quanto está valendo ? ( em R$ ) Obrigado

    ResponderExcluir