sábado, 18 de dezembro de 2010

Gustavo Machado Desenhista Disney

Gustavo Machado nasceu no Rio de Janeiro-RJ, em 1958. Começou como desenhista profissional em 1977 como integrante da equipe da revista do Sítio do Pica-Pau Amarelo, produzida pela Rio Gráfica e Editora (RGE), atualmente Editora Globo. De 1979 a 1982, desenhou histórias de ficção científica, terror e erotismo para as editoras Vecchi e Grafipar. Ainda em 82, trabalhou como ilustrador e layoutman para as agências de publicidade Exclam e MPM-Curitiba. De 1983 a 1988, trabalhou com animações em vários estúdios de S. Paulo, como Daniel Messias Cinema de Animação, Briquet Filmes, Sketch Filmes e outros. Neste período, 1987, criou o planejamento e animação para o curta metragem O Quarto Rei Mago - Start Filmes. Em 1988, criou os modelos das figuras da Xuxa e Gugu para uso em Histórias em Quadrinhos. De 1988 a 1997, como desenhista contratado da Editora Abril, desenhou vários personagens como Os Trapalhões, Sergio Mallandro, Gugu, Zé Carioca, Corcunda de Notre Dame, Hércules, Mulan e Tarzan. Trabalha com ilustrações de livros para várias editoras de S. Paulo como Ática, FTD, Edições Paulinas, Scipione e Quinteto Editorial, além de criar trabalhos para publicidade e institucionais. Em parceria com Wander Antunes, desenhou as HQs Dora e As Aventuras de Zózimo Barbosa. 
Como quadrinhista, recebeu dois prêmios Abril de Jornalismo, dois prêmios Angelo Agostini e dois troféus Dona Beja de Quadrinhos.

Fonte:  Bigorna.net (texto integral) e YouTube

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite!
Amigo, tenho um sonho. Poder assistir a um filme inspirado por mim. Não tenho dinheiro, tampouco sei desenhar, mal escrevo e falo.
Gosto muito dos filmes e desenhos disney. Já assisti vários desenhos, mas tem um que ainda não fizeram. A Disney utiliza muitos animais em seus desenhos e filmes, mas falta um:
O SALMÃO.
Você conhece a vida do Salmão? Também não!
Mas alguma coisa sei, por exemplo:
Que ele vive am alto mar e sobe o rio para desovar.
Na verdade, ele segue seu instinto para acasalar e depois morrer.
Imagine uma história de dois salmões, macho e fêmea, subindo o rio e enfrentando um monte de obstáculos até chegar e desovar. Ees passam po vários predadores, entre ursos e pássaros. Imagine a aventura de subir uma queda d'água?
Imagine como seria vários salmões fazendo par no final. Ou àqueles que ficam para trás. É muita emoção, amigo.
A intenção é de passar ao público como os animais fazem para se reproduzir, mas tudo próximo à nós, seres humanos.
Na verdade, passo para você isso que se passa pela minha cabeça.
Quem sabe um dia eu pudesse ver um desenho animado ou filme sobre esse tema.
Obrigado pela atenção.
Miguel
migueldeabreujr@hotmail.com

Gustavo Machado disse...

Olá, Ludy! Muito obrigado pela lembrança do meu trabalho aqui no seu blog. Admiradores com a sua iniciativa e dedicação são fundamentais para a memória do Quadrinho nacional. Parabéns e abraço!

Gustavo Machado
gusmachado@hotmail.com

CURSO DE DUBLAGEM AUTORAL disse...

Parabéns Gustavo Machado, pelo excelente trabalho!

Luis Antonio Barcelos - RGS
Cartumvoz.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá, boa tarde! Reli, praticamente, o conteúdo, pois é praticamente o mesmo que eu tenho agora.

Agora, vem cá! Como é bom a gente ter esses segundinhos de contato com esse pessoal bom de traço, hein??? Eu acho muito legal!!!

Obrigado por me mostrar seu link. Até mais!!!

Fabiano Caldeira.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails