sábado, 25 de setembro de 2010

Duck Tales: A Série Animada

Emissora: Buena Vista Television.
Emissora no Brasil: SBT.
Ano de Produção: de 1987 a 1990 (100 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Walt Disney.

O Desenho.
Com histórias fascinantes, animação de primeira qualidade (basta definir como o padrão Disney em desenhos), personagens fabulosos e muito carismáticos, além de uma trilha sonora contagiante, Duck Tales foi uma série que realmente deixou saudades. A animação, que estreou no dia 18 de setembro de 1987, trazia o melhor dos quadrinhos da Disney para as telinhas e só poderia ter sido o estrondoso sucesso que foi.
Criada por Carl Barks, Jymn Magon e Fred Woolf, produzido pela Walt Disney Television Animation, o desenho foi apresentado originalmente pela Disney Channel/Syndication, nos Estados Unidos e teve, após 100 episódios de 22 minutos, seu final no dia 6 de maio de 1990.

DuckTales também teve duas séries em quadrinhos (comics book). A primeira série foi publicada pela Gladstone Publishing e descrevia “13 episódios” e foi distribuída entre 1988 a 1990. A segunda foi publicada pela Disney Comics contendo “18 episódios”, que chegaram ao público entre 1990 a 1991. A Disney também publicou revistas infantis baseadas na série de televisão. Os comics subsequentes também foram impressos na revista Disney Adventures entre 1990 a 1996.

DuckTales - Os Caçadores de Aventuras deu origem a duas novas séries como Darkwing Duck e Quack Pack, assim como também abriu caminho para uma nova série animada de televisão de alta qualidade, incluindo "As Novas Aventuras de Winnie the Pooh", em 1988.
A História.
Tio Patinhas é simplesmente o pato mais rico do mundo, um quaquilionário que pode até nadar em moedas na sua Caixa-Forte, mas nem por isso ele deixa de ser sovina e ganancioso. Só há um motivo que faça o Tio Patinhas gastar alguns dólares ou patacas se preferir, investir em algo lucrativo, e é por isso mesmo que o velho ranzinza está sempre antenado nos quatro cantos do mundo para ficar sabendo de tesouros e relíquias valiosas para só assim torrar dólares numa expedição. Onde houvesse uma nova terra a ser conquistada ou alguém que estivesse precisando de ajuda, lá estaria a trupe de Patópolis pronta pra agir.
Para as expedições mais perigosas o velho Patinhas só confiava em seus três sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luizinho, dos quais ficou com a responsabilidade de cuidar depois que Donald revolveu servir a marinha sob ordens do Almirante Greamece, e é claro, no seu piloto particular extremamente atrapalhado, o pelicano Capitão Boeing. Juntos eles viviam aventuras típicas de Indiana Jones, conhecendo civilizações esquecidas, enfrentado perigos por todo o planeta, viajando para florestas, ilhas e povoados esquecidos, ou seja, qualquer lugar que tivesse indícios de tesouros.

Para facilitar em suas jornadas, Patinhas contava com um acervo de engenhocas malucas criadas pelo seu contratado Professor Pardal, um fantástico inventor que passava grande parte do seu tempo produzindo tranqueiras para o ricaço. Pardal tinha um amigo bem incomum o Lampadinha, uma pequena lâmpada com pernas e braços e com vida própria.
Mas os caçadores de aventuras não estavam sossegados em suas viagens, muitas vezes eles tinham algum enxerido querendo pegar o artefato valioso na sua frente, ou era a Maga Patalógika, uma feiticeira sedutora, verdadeira Femme Fatale, que pensa em derreter a Moeda Número Um do Tio Patinhas, para conseguir um amuleto que lhe fará a pata mais rica do mundo; ou os Irmãos Metralhas, os bandidos 617, 671 e 176; ou ainda

o outro ricaço que também investia em expedições ambiciosas, o milionário Pão-Duro McMoney, que fazia de tudo para provar que era mais rico que Patinhas, mas quase sempre acabava comendo o próprio chapéu de raiva. Em sua mansão, onde arquitetava planos de viagens mirabolantes, Patinhas dividia o espaço com fiéis empregados, que também ganharam a simpatia da criançada. Leopoldo era o mordomo do velho pato, que já trabalha na mansão muito antes de chegarem os sobrinhos de Patinhas; Já Madame Patilda, era a ama das crianças e empregada doméstica da mansão, sendo contratada especialmente para cuidar dos três patinhos. Patilda tinha uma neta, a Patrícia, uma patinha esperta e educada, da qual viviam fugindo Huguinho, Zezinho e Luizinho para não envolvê-la em suas brincadeiras de garoto.
Alguns personagens apareciam eventualmente como o primo Gastão, o sujeito mais sortudo da face da Terra; a Vovó Donalda e seu empregado Gansolino; e a trupe dos escoteiros mirins.

O Filme.
O desenho fez tanto sucesso que acabou gerou também um filme. Dirigido por Gaëtan Brizzi e Paul Brizzi o longa metragem DuckTales - O Tesouro da Lâmpada Perdida, conta as aventuras do tio Patinhas na procura do grande tesouro perdido no Egito, para trazê-lo para exibição no clube de arqueologia, mas, por sorte, acabava se defrontando com um tesouro ainda maior, uma lâmpada mágica contendo um gênio capaz de satisfazer todos os desejos de quem a possuísse.
 Porém o que eles não sabiam e não contavam era que o perigo rondava essa lâmpada, pois esse objeto também era fonte de desejo de um poderoso e maléfico mago, que não media esforços e maldades para conseguir seu objetivo.

No Brasil.
O desenho teve uma grande repercussão também no Brasil, já em seu lançamento em 1988, quando estreou nos domingos do Programa Silvio Santos às 5h30 e na programação semanal às 6h15. Depois tornou-se destaque do programa Show Maravilha. A canção de abertura em português foi gravada pelo ator Luiz Ricardo, que chegou a lançar um disco com músicas românticas e foi um dos palhaços Bozo.

Na época do seu lançamento gerou 26 edições em gibis pela Editora Abril entre 1988 a 1991, dos quais, um gibi especial, que era dado de brinde para quem comprasse o iogurte Chambinho. Em 1991, a Editora Abril também lançou um pacote de uma minissérie em quatro edições chamada de “DuckTales no Brasil - O Segredo do Tio Patinhas” e esporadicamente até os dias de hoje continuam a ser publicada nos gibis do Tio Patinhas e também foi publicado na extinta Almanaque Disney, tamanho  o  sucesso dessa série.
Recentemente a Abril lançou uma edição especial, chamada: DuckTales Os Caçadores de Aventuras: A Odisseia do Ouro. (imagem abaixo)

Dubladores Originais

Alan Young .... Tio Patinhas
Russi Taylor .... Huguinho, Zezinho e Luisinho
Terrence McGovern .... Capitão Boing
June Foray .... Madame Patilda
Corey Burton .... Patacôncio
Chuck McCann .... Leopoldo
Miriam Flynn .... Cintilante
June Foray .... Maga Patológica
Kathleen Freeman .... Sra. Crackshell
Chuck McCann .... Metralhas
Frank Welker .... Metralhas
Will Ryan .... Bafo-de-Onça
Tony Anselmo .... Pato Donald
Rob Paulsen .... Gastão
Hal Smith .... Professor Pardal e Pão-duro MacMônei
Brian Cummings .... Asnésio

Dubladores Brasileiros

Herbert Richers:
Antônio Patiño .... Tio Patinhas
Carmen Sheila .... Huguinho
Miriam Fisher .... Luisinho
Marisa Leal .... Zezinho
Newton Apollo .... Capitão Boeing
Selma Lopes .... Madame Patilda
Magalhães Graça .... Leopoldo
Vera Miranda .... Patrícia
Francisco José .... Pão-Duro McMoney
Ilka Pinheiro .... Maga Patalógica
Carlos Marques .... Metralha
Paulo Flores .... Metralha
Orlando Prado .... Metralha
André Luiz Chapéu .... Metralha
Nelly Amaral .... Mamãe Metralha
Orlando Drummond .... Bafo de Onça
Marco Antônio .... Pato Donald
Nizo Neto .... Gastão
Dário Lourenço .... Prof. Pardal
Selton Mello .... Asnésio
Maria Helena Pader .... Cintilante
Márcio Simões .... Pato Bulba
Telmo de Avellar .... Prof. Ludovico
Fonte: Infantv (Texto integral) e YouTube

6 comentários:

Unknown disse...

E aí, amigão? Tudo bem? Que satisfação grande ler algo sobre os Duckatales! Eu me lembro de quando passava no SBT, foi uma época muito boa. Lembro também de quando a Disney fazia essas promoções com alguns produtos, como essa que você citou do iogurte Chambinho e teve uma também o sabão em pó OMO que literalmente permitia você escolher um exemplar de qualquer revista do Pato Donald ou Zé Caeioca do mês e leva-la de brinde.
Parabéns pela escolha em fazer-nos lembrar dessa série tão especial. Só um detalhe: Patinhas, no início, era duro na queda com os sobrinhos.. não confiava nem na sombra deles e estava detestando ter que ficar com eles (mostrado no primeiro episódio - disponível no YouTube). Aliás, os três primeiros episódios explicam tudo e eu só fui saber disso há pouco tempo.... rsrsrs.... xeretando.
Eu não vi o último episódio, nem imagino como seja. Taí uma boa opção para você contar pra gente no Blog. Que tal? Ou vai fazer que nem Caverna do Dragão onde infelismente ninguém nunca vai saber o desfecho daquela história? rsrsrs....
Abraços. FAbianoCaldeira.

Unknown disse...

Muito boa postagem. Sou fã de Ducktales. acompanhei desde a época de sua exibição no SBesTeira.acho que foi a melhor série já produzida pela Disney. os roteiros eram ótimos ( e não poderia ser de outra forma, já que muitos eram do próprio Barks.
Pena que a Globo não exibiu a série até o fim..era tudo cortado, mas melhor que nada

Ludy disse...

Ola amigos obrigado pelos comentários sobre essa postagem. A pergunta é: Será que um dia desses poderemos ver na TV aberta essa série de novo?

Unknown disse...

Olha Ludy, depois da série ter voltado mais de 15 anos sem dar as caras na TV aberta, eu não duvido de mais nada..

Dan disse...

Ducktales foi inesquecivel, muitas aventuras acompanhadas por Patinhas e seus sobrinhos! Pena que só foi lançado um DVD desta série no Brasil, o do filme, que aliás eu possuo.
O problema da Globo é que ela corta muitas partes de filmes e desenhos, por isso quando foi relançada na TV Globinho, no ano passado, a série teve muita audiência, mas depois começou a baixar por causa dos vários cortes, até que foi novamente tirada do ar.
Pena que os programadores não percebem isso...

Paseven disse...

cintilante teve 2 dubladoras

(1a aparição) 1a voz maria helena pader, (2a aparição) 2a voz viviane faria e na sua última aparição volta a ser interpretada pela maria helena pader.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails