segunda-feira, 14 de junho de 2010

Série: Preferidas de Barks anos 50 (Rip Van Donald, Elixir da Longa Vida)

Hoje eu vou trazer pra você mais uma das histórias preferidas de Carl Barks. Essa chama-se: Rip Van Pato ou Rip Van Donald e foi escrita e desenhada por Barks em agosto de 1949. Mais abaixo em "curiosidades" você vai saber um pouco mais sobre Rip Van Winkle, no qual essa HQ de Barks se baseia. Esse texto que você vai ler agora foi retirado da revista O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks, volume #26, página, 175, texto do jornalista Marcelo Alencar.
Rip Van Winkle é um conto da tradição oral do folclore europeu transcrito para a literatura americana por Washington Irving, cujos créditos incluem ainda "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" (The Legend of Sleepy Hollow).
Nos quadrinhos Disney, a saga do homem que dormiu por anos ganha nova versão nas penas do Donald. Tudo não passa de armação dos sobrinhos, lógico. Mas é perturbadora a alucinação futurista do pato sob efeito do éter. Se fosse criada hoje, a cena dificilmente escaparia à censura dos politicamente corretos.

Carl Barks admitiu, em 1983, que Rip Van Winkle sempre o intrigou. "Tentei várias vezes usar o recurso do sono duradouro numa situação que envolvesse os patos, até que bolei esse argumento", comentou o autor. WDCS112 "Rip Van Winkle" - janeiro de 1950 (Walt Disney Comics and Stories #112)
Sinopse:
Inverno em Patópolis, Huguinho Zézinho e Luisinho, querem patinar e fazer bonecos de neve.
Mas Donald tem outros planos digamos (mais quentes), quer ir para o Sul onde é mais quente. Os sobrinhos odeiam a idéia e então pensam no velho Van Winkle do conhecido conto e preparam um truque para enganar o tio fazendo-o acreditar que ele dormiu por longos 40 anos o dobro de tempo de Van Winkle que dormiu por 20 anos! Comentários:
Barks criou essa história com os patos, baseada em uma das histórias mais famosa do mundo - a história do escritor americano Washington Irving a cerca de um Imigrante holandeses nos Estados Unidos., Rip van Winkle, e sua longa soneca nas montanhas Catskill antes de acordar para um mundo totalmente mudado. Barks duplicou o sono de Donald em 20 anos. As cenas em que Donald "viajando" de Éter, vê uma Patópolis futurista com prédios de borracha e gente que anda aos pedaços, (último quadro da página 52 e primeiro quadro da página 53 do volume, #26 de OMD, detalhe, esse futuro seria o distante, 1990, já que a história foi produzida em 1948)hoje, em tempos politicamente corretos seria muito difícil encontrarmos cenas como essa em uma HQ Disney.

Essa história saiu em 3 edições brasileiras. São elas:
Revista O Pato Donald #41 (1952), com o título: Elixir da longa Vida, e também no Almanaque Disney #342 (2001), com o título: Rip Van Pato e mais recentemente na edição: O Melhor da Disney - As Obras Completas de Carl Barks, volume #26 de 2007 com o título de Rip Van Pato. Capas abaixo. Curiosidade.Rip van Winkle é o nome de uma narrativa curta de um personagem homônimo, escrita pelo Washington Irving e publicada em 1819, baseada em contos germânicos que Irving conheceu, ouviu e aprendeu durante o período no qual passou na Europa. Este conto foi escrito durante um estágio de Irving na Inglaterra e conta sobre os tempos antes e após a revolução norte-americana. Conta que um homem, fugindo à sua esposa má, corre até uma floresta. Depois de muitas aventuras ele põe-se a descansar por baixo de uma árvore umbrosa, e adormece. Vinte anos após ele acorda e decide regressar a sua vila. Ele mete-se logo em dificuldades quando ovaciona George III, não sabendo que, no entretanto, se tinha realizado a revolucão e que já não se deve de saudar a monarquia.
Por causa deste conto, Rip van Winkle também é associado às pessoas que não dão conta que certas coisas mudaram, como o retorno ao lar depois de tantos anos sem noticias.Fonte: Wikipédia e revista O melhor da Disney volume #26. Acervo pessoal.

5 comentários:

Matheu$ Guarany disse...

Rip Van Pato é uma das minhas histórias preferidas de Barks, que acho genial, principalmente o Donald sob o efeito do éter e vendo como seria o mundo em 1990.
Excelente postagem!!!

Abçs.

Matheu$

daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
daniel disse...

Mais uma excelente contribuição aos fâns.Valeu Ludy.

Anônimo disse...

Gostei da postagem e da página, que nos parecer como se estivéssemos em um mundo de fantasia. Como só o mundo Disney consegue ser.
Crabb & Maria

Ludy disse...

Obrigado pelos comentários. Só me faz ter mais vontade de postar sempre mais material para os amigos que curtem e leem quadrinhos Disney.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails