domingo, 25 de abril de 2010

O dia em que Walt Disney nos visitou

Eu sou do Rio Grande do Sul. Moro na cidade de Santa Cruz do Sul, distante aproximadamente 150 quilometros de Porto Alegre. E me orgulho de dizer que um dia há muito tempo atrás, Walt Disney passou por aqui. Mais precisamente em 8 de setembro de 1941, há aproximadamente sessenta e nove anos, o pai do Pato Donald e Mickey, esteve em Porto Alegre.
Na verdade, a capital gaúcha foi apenas uma escala de menos de meia hora entre Rio de Janeiro e Buenos Aires. Acompanhado pela mulher, Lilian, Walt Disney percorria a América Latina como parte da política de boa vizinhança do governo Roosevelt (em tempos de guerra mundial, os Estados Unidos queriam estreitar os laços de amizade com seus companheiros de continente. Foto do presidente Theodore Roosevelt abaixo).
O desenhista assistiu à chamada Parada da Mocidade no Rio, então capital da República, declarou-se impressionado com "a vibração da alma brasileira" e embarcou no Douglas da Pan Air, rumo à Argentina. No dia 8 de setembro de 1941, no inicio da tarde, fez uma visita relâmpago a Porto Alegre. Ele não deixou o antigo campo de pouso da Air France, mas recebeu fãs, distribuiu autógrafos, deu entrevistas, posou para fotos e conversou com o escritor gaúcho Erico Verissimo.

Erico e Disney já haviam se encontrado em Los Angeles, no início daquele mesmo ano, e Erico tivera uma boa impressão do empresário americano: "não é indiferente a lucros, é claro, mas não vive apenas com os olhos fixos neles..." anotou.
Quando apareceu por estas plagas, Walt Disney já produzira desenhos de longa-metragem que se tornariam clássicos, como Branca de Neve e Pinóquio. Fantasia estava em cartaz no Rio, mas não chegava em Porto Alegre porque os cinemas da capital gaúcha não tinham equipamento sonoro adequado. Em depoimento para o Diário de Notícias, Disney lamentou o fato.

tamanho era o assédio dos "FANS" gaúchos, em busca de autógrafo, que pouca coisa Disney falou. "Quase nada teve Walt Disney oportunidade de dizer ao repórter", queixou-se o Correio do Povo.
No dia 9 de setembro de 1941, quando os jornais comentavam a escassez de banha e as manchetes anunciavam uma ofensiva britânica contra Berlim, ficou registrada a promessa de Disney sobre a carreira internacional do Zé Carioca. O produtor anunciou que levaria o pássaro brasileiro para estrelar uma série de filmes em Hollywood e avisou que, para esse fim, seus auxiliares haviam recolhido piadas de papagaio no Rio.
O Diário de Notícias descreveu o artista nos seguintes termos: "O homem que não aparece na tela, mas que tem mais popularidade do que qualquer astro, é de estatura elevada, loiro e perfeito especimen americano".
A Revista do Globo do dia 27 registrou a visita do desenhista na mesma página em que apresentava a reportagem "As mulheres preferem os anões": "Disney deve ter uns 40 anos, medianamente simpático, se bem que não economize sorriso", dizia o jornal na sua forma rebuscada de escrever da época. Aí está a pequena história de quando Walt Disney pisou na capital gaúcha, lá nos longínquos anos 40 em plena segunda guerra mundial.
Fonte: Eduardo Veras (Zero Hora)

7 comentários:

Leitura do Dia disse...

Tudo isso nos anos 40, e nós nem estávamos por aqui. Muito legal essa matéria, trouxe informações inéditas para mim.

Ludy disse...

Paulo obrigado por seus comentário, já valeu pra mim as horas dispendidas em pesquisa para esse post. Agradeço por sua participação efetiva aqui no Universo Disney. É muito importante pra mim o retorno dos amigos.

Silvia Cristina 21 disse...

Concordo com o Paulo.... Totalmente inédita essa informação pra mim também. Parabéns por estar sempre compartilhando conosco pérolas como esta.

Dan disse...

Ainda sinto orgulho por um mestre cinematográfico ter gostado tanto do Brasil a ponto de criar um peersonagem em homenagem ao país! Post esclarecedor.

Fernando disse...

Cara adorei este artigo.
Hoje eu estava olhando um desenho do Disney dai no extras do dvd ele falava do Roosevelt dai vim pesquisar e seu blog me deu todas as informações necessárias. Obs vc ja viu o desenho Pateta Gaucho? Tem algo a ver com essa sua matéria aparece o Disney na Argentina acho que foi nessa mesma época. Abraços.

Ludy disse...

Silvia Dani e Fernando obrigado ela participação e comentários aqui no blog. Valeu mesmo e Fernando eu conheço sim o desenho do pateta inclusive no post sobre vídeos tem esse material aqui no blog. Valeu amigos.

Anônimo disse...

Detalhe: Isso tudo foi durante o governo de "Franklin Roosevelt", não "Theodore Roosevelt"...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails